Bahia volta a competição após 35 anos
A Conmebol divulgou a escala de arbitragem para o confronto entre Bahia e The Strongest, válido pelo jogo de ida da segunda fase da Pré-Libertadores. O duelo acontece nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Hernando Siles, em La Paz.
Notícias mais lidas:
O equatoriano Guillermo Guerrero será o árbitro da partida. Ele contará com o auxílio de Cristian Lescano e Andres Tola, também do Equador. No VAR, a responsabilidade será de Franklin Congo, que ficará encarregado da revisão de lances duvidosos.
Escala de arbitragem para The Strongest x Bahia
- Árbitro: Guillermo Guerrero (Equador)
- Assistente 1: Cristian Lescano (Equador)
- Assistente 2: Andres Tola (Equador)
- Quarto árbitro: Roberto Cabrera (Equador)
- VAR: Franklin Congo (Equador)
A partida marca o retorno do Bahia à Libertadores após 35 anos. O Tricolor garantiu a vaga para a competição continental ao terminar o Campeonato Brasileiro de 2024 na nona colocação. Além disso, junto com o Fortaleza, faz parte de um feito inédito: pela primeira vez, dois clubes do Nordeste disputarão a mesma edição do torneio.
Histórico do Bahia na Libertadores
Esta será a quarta participação do Bahia na Libertadores. O clube esteve presente nas edições de 1960, 1964 e 1989.
O Tricolor foi o primeiro representante brasileiro na história da Libertadores, em 1960, após conquistar a Taça Brasil no ano anterior. Na ocasião, acabou eliminado pelo San Lorenzo na fase preliminar, perdendo o jogo de ida por 3 a 0 e vencendo na Fonte Nova por 3 a 2.
Em 1964, o Bahia voltou à competição após ser vice-campeão brasileiro em 1963. O time enfrentou o Deportivo Italia, da Venezuela, mas não avançou à fase de grupos após empate sem gols no primeiro jogo e derrota por 2 a 1 no segundo.
A melhor campanha do clube ocorreu em 1989, quando, como campeão brasileiro, terminou a primeira fase na liderança do Grupo 2, com 10 pontos. O Bahia eliminou o Universitario, do Peru, nas oitavas de final, vencendo por 3 a 2 no agregado. No entanto, caiu para o Internacional nas quartas de final após empate sem gols na Fonte Nova e derrota por 1 a 0 no Beira-Rio.
Agora, o Bahia busca um bom resultado fora de casa para decidir a classificação em Salvador. O jogo de volta contra o The Strongest será na próxima semana, na Arena Fonte Nova.