A declaração de Leonardo Jardim após o empate do Cruzeiro

Leonardo Jardim durante partida do Cruzeiro em 2025 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Após o empate de 1 a 1 contra o América-MG na primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro, o treinador Leonardo Jardim deu declarações importantes sobre o desempenho do Cruzeiro. Mesmo com o empate, que deixou o time em situação delicada para o jogo de volta, o comandante não escondeu as dificuldades e as expectativas de evolução para o futuro.

Leonardo Jardim: “o ideal do Cruzeiro…”

Leonardo Jardim deixou claro que o Cruzeiro ainda está distante de alcançar o seu melhor futebol. “Eu acho que o ideal do Cruzeiro ainda está muito longe. O ideal a gente tem que construir”, disse. Para o técnico, o time precisa passar por um processo de amadurecimento e ajuste. “Eu acredito que em um, dois meses a equipe será muito mais competente e terá muito mais qualidade em vários aspectos, como finalização, capacidade de decisão, aquele último passo”, destacou Jardim, que vê um futuro promissor, embora reconheça que o time ainda precisa de evolução em diversas áreas.

Pedro Lourenço e Leonardo Jardim durante partida do Cruzeiro em 2025 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Um dos pontos que Jardim enfatizou foi a questão da saída de bola. “Em termos de saída de bola ainda cometemos alguns erros, porque, para sair bem, nós tínhamos que nos posicionar e, muitas vezes, não ocupávamos o espaço.” Isso porque, de acordo com o treinador, a equipe ainda precisa se ajustar melhor taticamente, principalmente na transição entre defesa e ataque. Vale destacar que Jardim tem apenas duas partidas à frente do time, e com isso, ele já percebeu a necessidade de intensificar o trabalho em alguns aspectos fundamentais do jogo.

O espírito coletivo é a chave para o crescimento

Apesar das dificuldades, Leonardo Jardim ressaltou o espírito coletivo da equipe, destacando a importância do esforço de todos os jogadores. “Todos com o espírito coletivo. Isso é uma equipe de futebol, quando todos tentamos o mesmo objetivo para seguir crescendo e os resultados aparecerem”, afirmou o técnico, referindo-se especialmente a Dudu, Gabigol e Matheus Pereira, que, segundo ele, foram peças importantes na pressão sobre o adversário no segundo tempo.

Sendo assim, o Cruzeiro terá uma semana para trabalhar o time antes da partida de volta da semifinal, que será realizada no próximo final de semana. O objetivo é garantir a classificação à final do Campeonato Mineiro, com o treinador aguardando evolução no desempenho da equipe, que promete ser bem diferente daqui a dois meses.

Desse jeito, o torcedor cruzeirense pode se preparar para uma jornada de superação e aprimoramento do time sob o comando de Jardim, que, com paciência e ajustes, pode entregar um Cruzeiro mais competitivo e focado nos próximos desafios.