Ceará x Fortaleza: 82 pessoas são denunciadas após Clássico-Rei; entenda

Torcida do Ceará no Castelão (Foto: Reprodução/Instagram Murillo)

A Justiça do Ceará recebeu, na última sexta-feira (14), a denúncia que o Ministério Público do Estado apresentou contra 82 pessoas envolvidas em um tumulto ocorrido durante o Clássico-Rei, realizado no dia 8 de fevereiro, na Arena Castelão, em Fortaleza.

O episódio resultou em confrontos entre torcedores de Ceará e Fortaleza e foi alvo de investigação conduzida pela 187ª Promotoria de Justiça de Fortaleza. Assim, a investigação mostrou a participação de grupos organizados dos dois lados, responsáveis por promover atos de violência.

Grupos organizados utilizaram artefatos perigosos

Conforme informações do ‘GE’, os autos do processo detalham que o confronto envolveu membros dos grupos “Bonde dos Hooligans (BDH)”, ligado à torcida do Fortaleza, e “Bonde da Aliança Listrada”, vinculado ao Ceará.

Durante as apurações, os investigadores encontraram com os envolvidos artefatos explosivos caseiros, pedras, pedaços de madeira, rojões, barras de ferro e armas brancas.

O Ministério Público enquadrou os denunciados em diversos artigos do Código Penal Brasileiro e legislações específicas. Além disso, a Justiça avalia agora os casos individualmente para aplicar as devidas punições.

As acusações incluem associação criminosa (artigo 288 do CPB), lesão corporal qualificada (artigo 129, caput e parágrafo 12º), resistência (artigo 329), desobediência (artigo 330), explosão (artigo 251), corrupção de menores (artigo 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente) e tumulto esportivo (artigo 201, parágrafo 1º, inciso III, da Lei Geral do Esporte).

Ceará vence primeiro Clássico-Rei do ano

O primeiro Clássico-Rei de 2024 terminou com uma vitória do Ceará por 2 a 1 sobre o Fortaleza. O jogo aconteceu na Arena Castelão, em Fortaleza, e encerrou a fase de grupos do Campeonato Cearense.

Lucas Mugni e Pedro Henrique marcaram os gols do Ceará, enquanto Lucero descontou para o Fortaleza em cobrança de pênalti. Com o resultado, o Ceará ampliou sua invencibilidade no clássico para seis jogos, incluindo quatro empates e duas vitórias.

Fortaleza e Ceará garantiram classificação direta para as semifinais do estadual por serem líderes de seus respectivos grupos. Sendo assim, as partidas decisivas estão agendadas para os finais de semana de 1º e 8 de março. O Fortaleza não vence o Clássico-Rei desde 1º de abril de 2023, quando conquistou o título cearense ao derrotar o rival por 2 a 1.