O Botafogo ainda não oficializou a contratação do técnico Vasco Matos. A demora se deve ao fato de que a licença do treinador português não é reconhecida pela Conmebol, conforme informou o “Canal do TF” nesta terça-feira (18). A diretoria alvinegra aguarda uma flexibilização da entidade para concretizar o acordo.
Notícias mais lidas:
Mesmo com esse entrave, o Botafogo segue confiante na chegada do treinador, que atualmente comanda o Santa Clara, quinto colocado da Liga Portugal. Segundo o “UOL”, Vasco Matos já tem um acerto verbal para assinar contrato por duas temporadas, até o fim de 2026.
O americano John Textor, acionista do clube, já sinalizou que vai pagar a multa rescisória de € 1 milhão (cerca de R$ 6 milhões). A escolha por Vasco Matos aconteceu após um longo processo que durou 45 dias, no qual outros nomes foram avaliados pela diretoria.
Antes de definir o português, Textor fez propostas para André Jardine, que optou por permanecer no América-MEX. Além disso, o dono da SAF alvinegra manteve conversas com Tata Martino, Rafa Benítez, Tite e Roberto Mancini, mas não avançou em nenhuma dessas frentes.
Aos 44 anos, Vasco Matos assumiu o Santa Clara logo após o rebaixamento da equipe e conduziu o time de volta à elite do futebol português, conquistando o título da segunda divisão. Na atual temporada, o clube dos Açores se destaca e ocupa a quinta colocação da Liga Portugal.
O treinador é visto internamente como um nome capaz de dar continuidade ao trabalho desenvolvido no Botafogo e se encaixar no projeto de médio e longo prazo da equipe. A expectativa é de que, caso a Conmebol aceite validar a licença de Vasco Matos, o técnico assuma o comando o quanto antes.
Enquanto aguarda uma definição, o Botafogo segue sob o comando de Caçapa. O clube vive momento de instabilidade na temporada e busca uma solução definitiva para o cargo de treinador.
Próximos confrontos
Sob pressão, a equipe comandada pelo treinador Caçapa, encara o Racing pelo primeiro jogo da final da Sul-Americana. Já no domingo, o alvinegro visita o Vasco em São Januário, às 16h. O clube busca uma vaga nas semifinais do Campeonato estadual, que neste momento, a equipe se encontra fora da zona de classificação.