A declaração de Zico direcionada a Neymar

Zico treinando seleção do Japão

A recente volta de Neymar ao Santos tem gerado repercussão não apenas entre torcedores, mas igualmente entre ex-jogadores. Zico, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, analisou a situação do camisa 10 e fez ressalvas sobre o comprometimento do atacante com a carreira. Conforme destacou o ex-jogador, o sucesso do retorno dependerá primordialmente de uma mudança na rotina pessoal e profissional do atleta.

Em entrevista ao canal “Só Resenha”, Zico foi direto ao pontuar que Neymar precisa reavaliar sua conduta fora dos gramados. “O grande problema do Neymar é a questão do profissional Neymar. Ele tem que saber que, para ter sucesso hoje, tem que mudar um pouco a vida dele pessoal. Ele tem que se dedicar ao futebol. Por mais talento que ele possa ter, o preparo físico é outra coisa”, afirmou.

O ex-meia também frisou que, com os esquemas táticos e a evolução do futebol moderno, grandes jogadores podem ser neutralizados com maior facilidade, caso não estejam em sua melhor forma. “Pela preparação e os esquemas táticos, a possibilidade do pessoal anular um grande jogador é muito grande. Não adianta! Tem que voar e estar no auge”, acrescentou.

Neymar apresentado pelo Santos (Foto: GuilhermeKastner / Santos FC)

Outro ponto levantado por Zico foi a gravidade da lesão no joelho que Neymar sofreu recentemente. Ele ressaltou que esse tipo de contusão exige mais cuidado, pois pode comprometer os movimentos do atleta. “A vida muda quando você tem um problema no joelho. Os movimentos mudam. Tem que se proteger mais. Apesar de botar um ligamento novo, você tem que tomar cuidado em não sobrecarregar a musculatura”, explicou.

A experiência de Neymar no futebol brasileiro também foi tema da análise do Galinho. Segundo ele, o atacante enfrentará uma marcação mais intensa do que em outros países. “A marcação no Brasil vai ser muito pior para ele. Não adianta, os caras chegam junto!”, alertou.

Por fim, Zico comentou que Neymar poderia ter uma pressão menor se tivesse optado por jogar no Flamengo. Ele destacou que, no atual elenco do clube carioca, o atacante dividiria responsabilidades com outros atletas experientes, diferentemente do Santos, onde a expectativa sobre seu desempenho é mais concentrada.

As declarações do ex-jogador geraram discussão sobre o futuro do craque e sua capacidade de retomar o alto nível que marcou sua carreira. Afinal, a volta ao futebol brasileiro é vista, por muitos, como uma oportunidade para Neymar se reerguer e, eventualmente, consolidar seu nome entre os maiores da história do esporte nacional.