Bola da vez! Pedro Caixinha pretende dar mais espaço para revelação do clube

Pedro Caixinha no Santos (Foto: Divulgação/Santos)

Gabriel Bontempo ganha espaço no Santos e pode ser titular contra o Noroeste

O meia Gabriel Bontempo tem aproveitado as oportunidades no Santos e deve ganhar nova chance como titular na partida contra o Noroeste, nesta quarta-feira (19), pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. O jogador de 20 anos tem chamado a atenção do técnico Pedro Caixinha pela sua versatilidade e boas atuações no meio-campo.

Bontempo começou sua trajetória no clube como segundo volante, com chegada ao ataque, mas ao longo das categorias de base também foi testado como meia armador e ponta. Essa adaptação tem sido um diferencial para ganhar espaço no elenco profissional. Na estreia contra o Velo Clube, atuou como camisa 10. Já na vitória sobre o São Paulo, marcou seu primeiro gol pelo Santos jogando como ponta-direita.

A carência de jogadores no meio de campo também favoreceu sua ascensão. Desde o início da temporada, Caixinha reforça que o setor precisa de reforços, contando apenas com Tomás Rincón, João Schmidt e Diego Pituca como opções. Após a eliminação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Bontempo foi integrado ao time principal e vem sendo testado desde a quarta rodada do Paulistão.

Após a derrota para o Corinthians, Caixinha citou a dificuldade de encontrar peças para o meio-campo e destacou o crescimento do jovem. “Surgiu como uma possibilidade e tenho gostado muito do desempenho dele”, afirmou o treinador. No último jogo, contra o Água Santa, Bontempo atuou como segundo volante e levou vantagem na disputa com Diego Pituca pela titularidade.

Jogando ao lado de João Schmidt, Bontempo teve papel importante no esquema tático, garantindo equilíbrio defensivo e ajudando na recuperação de bolas. Durante o jogo, também teve liberdade para atacar e ajudou na cobertura do lado direito, auxiliando JP Chermont e Soteldo nas jogadas ofensivas.

O meia firmou seu primeiro contrato profissional com o Santos em 2022 e, em outubro de 2023, renovou até o fim de 2027. Sua multa rescisória foi fixada em 100 milhões de euros (cerca de R$ 643,9 milhões).