A Ponte Preta teve uma atuação impecável defensivamente por 44 minutos da primeira etapa, mas bastou um deslize, nos instantes finais, para sofrer o gol de Calleri. O atacante aproveitou a cobrança de escanteio de Oscar e abriu o marcador para o São Paulo aos 45′, no Morumbis. Um roteiro que evidentemente deixou um gosto amargo para os jogadores da Macaca na saída de campo para o intervalo.
Notícias mais lidas:
“Estávamos fazendo um primeiro tempo muito bom, tivemos deslize, desligamos alguns segundinhos, agora é ver o que professor vai nos passar para fazer um bom segundo tempo”, lamentou o atacante Jean Dias.
O camisa 7 foi responsável pelas principais chances da Macaca no primeiro tempo. Como a proposta da Ponte era de fato apostar nos contra-ataques, Jean Dias tinha que aproveitar suas oportunidades com chutes à distância – e assim o fez por três vezes, mas parou nas mãos de Rafael em todas.
Primeiro tempo
O sistema defensivo da Macaca não teve a mesma tranquilidade da defesa do São Paulo na etapa inicial deste embate válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, visto que o time da casa manteve a posse quase integralmente no campo de ataque. Em contrapartida, apresentou um desempenho muito mais sólido em relação ao adversário e promoveu um bloqueio extremamente eficaz ao ataque tricolor por 45 minutos de jogo.
A Ponte soube correr os riscos sugeridos por seu estilo de jogo. Isso porque apesar de ter permanecido por boa parte do tempo na defesa, não correu tantos riscos efetivos durante o combate. Não à toa, fez com que o autor do único gol do primeiro tempo, Jonathan Calleri, deixasse o campo reclamando da partida do Tricolor e especialmente do entrosamento ofensivo da equipe.
“Hoje a gente não está jogando muito bem, não estamos nos entrosando nos contra-ataques, o melhor que temos é o resultado. Temos que melhorar”, disse Carelli na saída para os vestiários.
Situação na tabela
O triunfo momentâneo garante a liderança do Grupo C ao São Paulo no Campeonato Paulista. Isso porque o Tricolor agora soma 19 pontos e fica a quatro do Novorizontino, segundo colocado da chave, restando uma rodada para o fim da primeira fase.
Já o revés pode complicar a situação da Macaca no Grupo D. Isso porque a Ponte Preta permanece na segunda colocação, com os mesmos 19 pontos, mas pode deixar a zona de classificação em caso de vitória do Palmeiras diante do Botafogo-SP, nesta quinta-feira, 20, no Allianz Parque. O Alviverde soma 17 e pode terminar a rodada na vice-liderança.