STJD pune o time do Flamengo

Escudo do Flamengo (Foto: Reprodução)

Flamengo e Vasco foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quarta-feira, 19, em decorrência da briga no clássico da Copa Super 8 de basquete, no dia 26 de janeiro. Houve uma condenação extra ao Cruz-Maltino por ter abandonado a quadra e, consequentemente, retardado o reinício de jogo.

Mandante do clássico, o Rubro-Negro terá que arcar com uma multa total de R$ 45 mil pela condenação em três artigos distintos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O Flamengo foi enquadrado no art. 257, “por participar da briga”; no art. 211, por “deixar de assegurar a segurança no local do evento”, e no art. 213, por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens”.

Já o Vasco da Gama terá que arcar com a quantia de R$ 48 mil em multas por infrações a dois artigos do CBJD. Bem como o arquirrival, foi enquadrado no art. 257, por “participar da briga”, e no art. 206, por “deixar de apresentar sua equipe em campo até a hora marcada para o reinício da partida”.

Mais punições

Os jogadores Tayavek Gallizzi, do Flamengo, e Humberto, do Vasco, receberam três jogos de punição cada. Já o cruz-maltino Matheus Eugeniusz foi condenado a uma partida.

Briga no Clássico dos Milhões

O clássico dos ânimos à flor da pele valia vaga às semifinais do Super 8 e foi vencido com autoridade pelo Flamengo, por 92 a 73. Mas a partida ficou marcada pelas brigas dentro e fora de quadra. A primeira delas veio com seis minutos restantes no terceiro quarto, e três jogadores terminaram excluídos.

Jordan Williams cometeu falta em uma disputa por rebote após arremesso do Fla, e Eugeniusz reprovou a ação. A partir daí, a confusão se espalhou. Humberto empurrou o pivô rubro-negro Galizzi, que devolveu a agressão, e os dois acabaram expulsos após longa revisão da arbitragem no vídeo.

O ex-Flamengo Marquinhos também recebeu punição do árbitro por conta de uma discussão severa com o técnico Gustavo de Conti, demitido pelo Flamengo recentemente. O treinador chegou a acusar o cruz-maltino e agressão. Nesse ínterim, os rubro-negros engrossaram o tom nas arquibancadas e passaram a arremessar objetivos contra jogadores do Vasco dentro de quadra.