FIFA vai obrigar o Flamengo a fazer alterações no uniforme

Centro de treinamento do Flamengo (Foto: Reprodução)

A FIFA é conhecida por suas regras rígidas em torneios oficiais, e no novo Mundial de Clubes isso será notável. Isso porque, o Flamengo precisará adaptar seu uniforme para atender às exigências da entidade máxima do futebol. 

A competição, que será disputada entre junho e julho nos Estados Unidos, contará com diversas mudanças nos padrões das camisas. Sendo assim, o Manto Sagrado precisará de ajustes específicos para estar dentro do regulamento.

Regras detalhadas para o uniforme no Mundial

A FIFA publicou recentemente o regulamento de equipamentos para 2025 e os anos seguintes. Com isso, os clubes terão que seguir normas sobre o tamanho dos números dos jogadores, o posicionamento dos logotipos e os emblemas das equipes. Vale destacar que qualquer irregularidade pode gerar sanções.

Confira alguns pontos que o Flamengo deverá se atentar:

  • Número do jogador deve ter altura entre 10 e 15 centímetros na frente e de 25 a 35 cm nas costas;
  • Escudo da equipe pode ocupar, no máximo, 100 cm²;
  • Nome da equipe deve ter área máxima de 12 cm²;
  • Logotipo do fabricante precisa ter área de até 20 cm²;
  • Identificadores da equipe e etiquetas tecnológicas não podem ultrapassar 12 cm² e 10 cm², respectivamente;
  • No calção, o número do jogador deve ter altura entre 10 e 15 cm, enquanto o emblema da equipe pode ocupar até 50 cm².

Cabe ressaltar que a FIFA exige que os times tenham apenas um patrocinador master na camisa. No caso do Flamengo, isso não será um problema, porque o clube estampa apenas a PixBet na parte principal do uniforme.

Mundial de Clubes: formato inédito em 2025

A edição de 2025 do Mundial de Clubes será a primeira com 32 participantes, seguindo o formato da Copa do Mundo de Seleções. Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro times, com os dois primeiros avançando para as oitavas de final.

O Flamengo está no Grupo D, ao lado de Chelsea (ING), León (MEX) e Espérance de Tunis (TUN). No entanto, antes de focar no torneio, o Rubro-Negro ainda terá compromissos importantes no Campeonato Carioca, Brasileirão e Copa do Brasil.

Desse jeito, a equipe precisará equilibrar suas atenções entre a preparação para o Mundial e os desafios da temporada.