Flamengo: Filipe Luís faz pedido especial para José Boto

Filipe Luís durante jogo entre o Flamengo x Bahia (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

O Flamengo está concentrado em ajustes internos e, atualmente, busca renovar contratos de peças consideradas importantes do elenco. Entre os atletas que devem ter seus vínculos estendidos está o lateral-direito uruguaio Guilhermo Varela. O jogador possui contrato com o clube até dezembro de 2025, mas o técnico Filipe Luís solicitou diretamente ao diretor de futebol, José Boto, que as conversas para uma renovação sejam iniciadas.

Filipe Luís enxerga Varela como um atleta fundamental dentro do planejamento rubro-negro. Além disso, o treinador destacou o potencial do lateral, que vem sendo utilizado em diferentes situações, inclusive fora de sua posição de origem. “Ele tem correspondido muito bem, mesmo em funções que não são as dele. É um jogador versátil e que demonstra compromisso”, afirmou o comandante.

Nos dois jogos recentes do Flamengo pelo Campeonato Carioca, contra Vasco e Botafogo, Varela precisou atuar improvisado na lateral esquerda devido às ausências de Alex Sandro e Ayrton Lucas. O desempenho do uruguaio foi bem avaliado e gerou elogios por parte da comissão técnica. “Ele nos ajudou muito nesses confrontos, mostrou qualidade defensiva e também apoios importantes no ataque”, completou Filipe Luís.

Apesar do interesse do Flamengo e do aval do técnico, as negociações para a prorrogação do contrato de Varela ainda não foram iniciadas formalmente. A diretoria planeja abrir as conversas com os representantes do jogador nos próximos dias, a fim de que o uruguaio permaneça por um período maior.

Aliás, Varela não é o único foco de renovação no clube. O Flamengo também trabalha para garantir a continuidade de Cleiton, Erick Pulgar e Matheus Cunha. As tratativas com Cleiton já foram iniciadas, embora não haja acordo até o momento. Por outro lado, Erick Pulgar optou por permanecer no clube e, assim, as conversas com Matheus Cunha foram retomadas.

Enquanto a diretoria segue empenhada nessas negociações, o time se prepara para entrar em campo novamente. No sábado (22), às 19 horas (horário de Brasília), o Flamengo enfrenta o Maricá, no Maracanã, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca.