A preparação para a segunda edição do São Paulo Game já começou, e a NFL está focada em evitar qualquer polêmica envolvendo o gramado da Neo Química Arena.
Notícias mais lidas:
Após críticas na estreia do evento no Brasil, a liga de futebol americano estuda soluções para garantir que o campo esteja em perfeitas condições para a partida de 2025.
Dessa maneira, um time especializado nos Estados Unidos já trabalha para definir as melhores estratégias antes do jogo entre Los Angeles Chargers e um adversário ainda a ser confirmado, no dia 5 de setembro.
Gramado vira prioridade da NFL
Luis Martínez, diretor-geral da NFL no Brasil, garantiu que a qualidade do campo está sendo tratada como prioridade máxima.
“Para nós, a prioridade número 1 é garantir sempre que os jogadores tenham as condições corretas para jogar. Temos um time muito grande e especializado trabalhando para garantir que o gramado seja o correto, ótimo, com as condições e padrões da NFL”, explicou o executivo.
Vale destacar que, na edição de 2024, o estado do gramado gerou reclamações entre jogadores e torcedores. Atletas do Philadelphia Eagles e do Green Bay Packers relataram dificuldades de adaptação devido à superfície, que não foi projetada especificamente para a prática do futebol americano. Até mesmo LeBron James, astro da NBA, comentou sobre o tema nas redes sociais.
Gramado natural ou sintético? Eis a questão
Além disso, uma das dúvidas da NFL é sobre o tipo de gramado ideal para o evento. Martínez afirmou que a liga não tem uma preferência específica entre campo natural ou sintético, mas reforçou que a decisão será tomada com base na qualidade.
“Temos os dois [gramados naturais e sintéticos] na NFL. Qual [é o preferido]? Depende de muitas coisas, mas os jogadores também estão acostumados a jogar [em ambos]”, destacou.
Recomendações não seguidas agravaram o problema
Por isso, a empresa responsável pelo gramado da Neo Química Arena rebateu algumas críticas e afirmou que os escorregões poderiam ter sido evitados. Segundo a World Sports, os jogadores ignoraram uma recomendação técnica sobre o tipo de trava ideal para as chuteiras.
“Os escorregões não ocorreriam se os atletas usassem travas diferentes, conforme orientado”, informou a empresa.
Sendo assim, para evitar novas controvérsias, a NFL já trabalha na melhoria das condições do campo. Com isso, a expectativa é que a Neo Química Arena ofereça um gramado à altura do padrão da liga, consolidando o evento no Brasil como parte do calendário oficial da NFL.