A declaração de Renato Gaúcho direcionada ao Palmeiras

Renato Gaúcho em treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A final da Libertadores de 2021 ainda está viva na memória dos torcedores do Flamengo e do técnico Renato Gaúcho. Na decisão contra o Palmeiras, o Rubro-Negro perdeu na prorrogação após um erro de Andreas Pereira, que resultou no gol do título marcado por Deyverson. Em entrevista ao ‘Charla Podcast’, Renato afirmou que o Mengão estava pronto para atropelar o adversário e lamentou a falha que custou o troféu.

“Nós (Flamengo de 2021) íamos ganhar aquela Libertadores contra o Palmeiras. Aí, infelizmente o Andreas pisou na bola, um lance, e o adversário cresceu. Mas nós íamos atropelar o Palmeiras naquela prorrogação. Nós íamos atropelar! Mas um erro nosso colocou tudo a perder”, declarou o treinador.

Naquele ano, o Flamengo chegou à final credenciado por uma campanha dominante. O time eliminou Defensa y Justicia (ARG) e Olímpia (PAR) com goleadas e superou o Barcelona (EQU) nas semifinais, vencendo os dois jogos por 2 a 0. Na grande decisão, Raphael Veiga abriu o placar para o Palmeiras logo no início. O Flamengo criou chances e conseguiu o empate com Gabigol no segundo tempo, levando o jogo para a prorrogação. No tempo extra, Andreas errou um domínio de bola e Deyverson aproveitou para dar o título ao Verdão.

A derrota na final custou caro para Renato Gaúcho, que foi demitido pouco depois. Em 2021, além do vice da Libertadores, o Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro na segunda posição e caiu na semifinal da Copa do Brasil. Sem conquistar títulos, o treinador acabou deixando o cargo.

Renato admitiu que a pressão por conquistas no Flamengo é intensa e que um ano sem troféus costuma ser inaceitável. Ele citou até o caso de Dorival Júnior, que levou o clube a títulos em 2022 e, mesmo assim, acabou saindo.

“Hoje, o Flamengo é um clube que se você está lá, você tem que ganhar. Se você não ganhar, você não é bom. Até quem ganha vai embora, que foi o caso do Dorival (Júnior). Imagina quem não ganha… A torcida é muito exigente, é povão, de massa, que lota o Maracanã. Ela quer ganhar. Tem que ganhar goleando e jogando bem”, disse o técnico.

Com Renato fora, o Flamengo seguiu seu caminho e, no ano seguinte, conquistou a tão esperada Libertadores ao vencer o Athletico-PR na final. O episódio de 2021, no entanto, segue marcado na história do clube e na memória dos torcedores.