Cruzeiro ou Zenit? Entenda a situação de Matheus Pereira

Matheus Pereira em ação pelo Cruzeiro (Foto: Reprodução/Instagram)

Matheus Pereira permanece no Cruzeiro após negociação frustrada com o Zenit

Matheus Pereira seguirá no Cruzeiro. O meio-campista, que estava com negociações avançadas para uma transferência ao Zenit, da Rússia, viu a transação fracassar no último dia da janela de transferências do país. O negócio, que renderia mais de R$ 100 milhões ao clube mineiro, acabou não se concretizando devido a um desacerto entre o jogador e a equipe russa.

O Cruzeiro já tinha um acordo firmado com o Zenit, e o próprio Matheus Pereira havia dado um aval inicial para a transferência. Ele chegou a ser liberado para a realização de exames médicos, mas não formalizou o compromisso com o clube russo dentro do prazo limite da janela de transferências. Em comunicado oficial, o Cruzeiro esclareceu o motivo da permanência do camisa 10.

“Houve um acerto entre Cruzeiro e Zenit, a partir também de um acordo verbal do Matheus Pereira com o clube russo. O jogador foi liberado para fazer exames, mas depois não formalizou o acordo verbal que tinha com o Zenit. Desta forma, diante do prazo que se encerrava na janela do país, ele não vai para a Rússia”, informou o clube.

A quinta-feira era a data-limite para que o Zenit registrasse novos jogadores na Premier League da Rússia. O clube inscreveu sete atletas, a maioria vinda das categorias de base, mas Matheus Pereira ficou de fora. Seu estafe não se pronunciou oficialmente sobre o desfecho das negociações.

O meio-campista tem contrato com o Cruzeiro até junho de 2026 e seguiu treinando normalmente durante as tratativas com os russos. Ele está à disposição do técnico Nicolás Larcamón para o confronto contra o América-MG, no sábado, pelas semifinais do Campeonato Mineiro.

O fator familiar foi um dos pontos que pesaram na decisão de Matheus Pereira em buscar uma transferência para a Europa. No fim do ano passado, o jogador manifestou à diretoria do Cruzeiro o desejo de atuar no futebol europeu, especialmente porque sua esposa está próxima de dar à luz ao primeiro filho do casal. “Sempre deixei muito claro. Falei no final do ano com o Pedrinho, Alexandre Mattos e com meu empresário. Falei que tinha o desejo de sair. Vamos ter um filho agora, queria ter meu filho na Europa. Infelizmente não aconteceu. Tive algumas propostas para o Brasil e não quis ir, porque aqui me sentia melhor”, disse o jogador.

Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro em julho de 2023, por empréstimo do Al Hilal, da Arábia Saudita. Em sua segunda partida pelo clube, contra o Botafogo, sofreu uma lesão no joelho esquerdo, que o afastou dos gramados por dois meses. Recuperado, retornou diante do Cuiabá e foi um dos destaques da equipe na reta final do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, o camisa 10 foi o principal nome do time, encerrando a temporada com 16 assistências e 11 gols, liderando os dois quesitos. Em sua passagem pelo Cruzeiro, já disputou 81 partidas, marcou 12 gols e deu 17 assistências. No ano passado, ajudou o time a chegar à final da Copa Sul-Americana, terminando como vice-campeão.

Nesta temporada, Matheus Pereira esteve em campo em sete dos oito jogos do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, além de ter participado dos dois amistosos da equipe nos Estados Unidos. Ele já soma uma assistência em competições oficiais e marcou um gol no amistoso contra o São Paulo.