A um mês de voltar a campo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira segue o planejamento para enfrentar Colômbia e Argentina. O técnico Dorival Júnior e sua comissão técnica passaram as últimas semanas acompanhando de perto os jogadores brasileiros em atividade nas principais ligas do mundo. Além disso, mantiveram contato com treinadores e dirigentes para coletar informações sobre o momento físico e técnico de cada atleta.
Notícias mais lidas:
Dorival destacou a importância desse acompanhamento antes da definição da lista de convocados. ‘Em razão da distância entre a última e a próxima partida, foi fundamental que estivéssemos presentes para observar cada atleta e entender o momento de cada um. Conversamos com eles, seus treinadores e boa parte das diretorias de clubes. Esse contato é fundamental’, afirmou o treinador à CBF.
A análise dos atletas leva em consideração números individuais, desempenho em campo e, principalmente, a condição física. Segundo Dorival, jogadores que apresentarem alto risco de lesão podem acabar fora da lista final. ‘Nosso contato passou a ser não só visual, mas também estando ao lado dos atletas, sabendo do momento que cada um vive. Fazemos uma constante troca com os clubes para termos as melhores informações e sermos assertivos nas definições’, completou.
A pré-lista para os confrontos será definida em 28 de fevereiro. Já a convocação oficial será anunciada em 7 de março. O treinador ainda ressaltou que os jogadores que atuam no Brasil seguem sendo observados, especialmente os que se destacarem na reta final dos estaduais.
O último jogo da Seleção aconteceu em novembro, quando empatou em 1 a 1 com o Uruguai, na Arena Fonte Nova. Na ocasião, Gerson marcou o gol brasileiro, enquanto Valverde balançou as redes para a Celeste. Com cinco vitórias, três empates e quatro derrotas em 12 rodadas, o Brasil ocupa a quinta posição na tabela, com 18 pontos.
O Brasil encara a Colômbia no dia 20 de março, às 21h45, no Mané Garrincha, em Brasília. Na sequência, enfrenta a Argentina no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, no dia 25, às 21h. O confronto seguinte será em junho, contra o Equador. Os seis primeiros colocados garantem vaga direta no Mundial, enquanto o sétimo disputa a repescagem.