A declaração de Rafael sobre o momento do São Paulo

Escudo do São Paulo (Foto: Reprodução/São Paulo)

“Vestimos uma camisa que gera cobrança por vitórias”, disse o goleiro

Apesar de ainda estarmos no começo da temporada 2025, o São Paulo viveu momentos de oscilações e desconfianças. Luis Zubeldía e sua comissão técnica vem sofrendo pressão por atuações ruins e resultados negativos em algumas partidas.

O São Paulo chegou a ficar cinco jogos sem vencer no Campeonato Paulista, tendo conquistado duas derrotas e três empates. No último domingo (23), a equipe quebrou essa marca negativa e voltou a vencer. O Tricolor enfrentou o São Bernardo no Estádio Primeiro de Maio e venceu por 3 a 1, com dois gols de André Silva e um de Arboleda.

O goleiro Rafael conversou com o jornalista André Hernan ao “Zona Mista do Hernan”, programa do canal UOL, e comentou sobre o momento do São Paulo. O arqueiro disse que a pressão no São Paulo é sempre por resultados e que vestir essa camisa gera cobranças.

“Nossa pressão sempre é pelo resultado. Todos nós sabemos que vestimos uma camisa que gera essa cobrança por vitórias. […] A gente sabe que nesses momentos nos quais o resultado não vem, temos que ter tranquilidade. Ainda é um início de trabalho, têm times que estão há dois meses treinando e estão com a parte física superior. Porém, a única cobrança que temos aqui dentro é a nossa. Sabemos o que vivemos aqui”, iniciou o goleiro.

Para Rafael, o calendário do futebol brasileiro interfere muito nas atuações da equipe. Em um intervalo de oito dias, o elenco São Paulino disputou quatro jogos, tendo três empates e uma derrota. No período, o São Paulo ainda precisou jogar no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

“A gente não estava descansado fisicamente nem psicologicamente, porque o nível de desgaste foi muito grande. Jogamos no sábado, na segunda e depois na quinta de novo. Ficando também a semana toda no hotel e treinando no estádio, onde não tem toda a estrutura do CT. Tudo isso, querendo ou não, compromete o resultado, então é natural o time oscilar”, finalizou Rafael.

O São Paulo foi o líder do Grupo C com 19 pontos, um a mais que o Novorizontino e assim terá a vantagem de jogar as quartas de final no Morumbi. O confronto que será jogo único acontece no dia 3 de março, às 20h (horário de Brasília).