O Botafogo não começa a temporada de maneira positiva. O clube atrasou no processo de contratação de um treinador e as derrotas têm sido característica do time em 2025. De acordo com um levantamento do Sofascore, o Botafogo tem o pior aproveitamento dos times da Série A e com mais derrotas neste ano.
Notícias mais lidas:
Ao todo, o Glorioso disputou 12 jogos, venceu 4, empatou 1 e perdeu 7. São apenas 36,1% de aproveitamento de pontos, com 12 gols marcados e 16 sofridos. No quesito de pior defesa, está na segunda posição entre todos os times do Brasileirão, sofrendo um gol a cada 9,1 finalizações.
Tem posse de bola na casa dos 54,3%, mas ela raramente se transforma em objetividade. São necessárias 14 finalizações para marcar um gol.
🔎 O Botafogo é o time da Série A de pior aproveitamento e com mais derrotas em 2025. ⚠️⚠️
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) February 21, 2025
⚔️ 12 jogos
🚥 4V – 1E – 7D
📊 36.1% aproveitamento
⚽ 12 gols️
🚫 16 gols sofridos (2° pior da Série A)
👟 14.0 finalizações p/ marcar gol
⚠️ 9.1 finalizações p/ sofrer gol
⏳ 54.3%… pic.twitter.com/GQfEIQREfF
Comparado aos outros três grandes clubes do Rio de Janeiro, o Botafogo perdeu seis vezes a mais. Foram seis derrotas no Campeonato Carioca, uma na Supercopa do Brasil e uma na Recopa Sul-Americana.
A campanha é tão ruim que foi vice-campeão do tira-teima nacional, sendo derrotado por 3 a 1 para o Flamengo, no começo de fevereiro. Perdeu o primeiro jogo da Recopa Sul-Americana para o Racing por 2 a 0 e foi eliminado do torneio estadual ao sofrer um revés de 1 a 0 para o Vasco da Gama, no último domingo (23/2), em São Januário, pela 11ª rodada e última rodada.
O Glorioso ficou na 9ª colocação da Taça Guanabara, fora das zonas classificatórias para as semifinais e até mesmo da Taça Rio, que compreende do 5° ao 8°. Para participar da Copa do Brasil do ano que vem terá que vencer a competição, a Copa Libertadores da América ou ficar no G6 do Campeonato Brasileiro.
Para espantar a má fase, Cláudio Caçapa terá a oportunidade de reverter o resultado agregado do primeiro jogo da Recopa. Na próxima quinta-feira (27/2), às 21h30, o Botafogo recebe o Racing, no Nilton Santos, precisando vencer por um placar de 2 a 0 para pelo menos levar a decisão para as penalidades máximas.