O Campeonato Paulista segue gerando polêmica, especialmente após as críticas de Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, sobre o formato da competição.
Notícias mais lidas:
Durante entrevista recente, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, respondeu às declarações de Ferreira, defendendo o modelo adotado para o torneio.
Abel Ferreira critica a injustiça do formato do Paulistão
Após a classificação do Palmeiras para as quartas de final nos minutos finais do duelo contra o Mirassol, Abel Ferreira não hesitou em opinar sobre o regulamento do Paulistão.
O treinador português afirmou que o formato atual é “muito injusto”, principalmente com relação à Ponte Preta, que ficou fora da próxima fase mesmo com 22 pontos conquistados, a quarta melhor campanha geral.
“É muito injusto para a Ponte Preta. Deixo aqui uma reflexão para a Federação, que se deve pensar seriamente no modelo de qualificação, porque não é justo uma equipe com 22 pontos ficar fora. Então alguma coisa não está bem. Sugiro que se repense o molde”, disse Abel, apontando uma falha no formato de classificação do torneio.
Reinaldo Carneiro Bastos rebate as críticas de Abel Ferreira
Em resposta, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, garantiu que as regras do campeonato são determinadas em conjunto com os clubes participantes.
“Gostaria muito de fazer o campeonato dos sonhos do Abel Ferreira, treinador ganhador, tricampeão paulista, mas a Federação faz o campeonato que os clubes querem. E os clubes votaram assim. A Federação respeita e a partir do momento em que nós votamos a forma de disputa, o jeito de jogar, o jeito de classificar, essa é a forma também da Federação para o futebol e eu vou defendê-la”, afirmou o mandatário.
O futuro do Paulistão
Sendo assim, as críticas de Abel Ferreira podem não resultar em mudanças imediatas no campeonato. A FPF segue defendendo o regulamento atual e garante que ele é fruto de um consenso entre os clubes.
Cabe ressaltar que, apesar das críticas, o formato tem suas características que agradam a maioria dos participantes, como o sistema de mata-mata nas fases finais.
Dessa maneira, o Campeonato Paulista mantém sua estrutura e continua sendo palco para grandes disputas, com o Palmeiras e outros clubes disputando as quartas de final em busca do título estadual.