A declaração de Rafael sobre jogar no São Paulo

Rafael durante treinamento do São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram)

“Sei da responsabilidade que é vestir a camisa do São Paulo”, falou o goleiro

O goleiro Rafael foi um dos reforços do São Paulo em 2023, chegando a pedido do na época técnico da equipe, Rogério Ceni. O Tricolor desembolsou cerca de R$ 5 milhões ao Atlético-MG por 100% dos direitos econômicos do atleta.

Em entrevista ao Zona Mista do Hernan, programa do Canal UOL, Rafael comentou sobre jogar no São Paulo e disse que apesar da grande responsabilidade de vestir a camisa do Tricolor paulista, nunca foi um peso para ele.

“Eu me sinto muito querido aqui. Desde a minha chegada, torcida, diretoria e comissão técnica sempre confiaram muito no meu trabalho e me deixaram à vontade. Sei da responsabilidade que é vestir a camisa do São Paulo, mas nunca foi um peso para mim, e sim uma honra e um privilégio muito grande”, iniciou.

Além da responsabilidade de defender a camisa do São Paulo, Rafael tem a missão de trazer segurança ao torcedor, que sofreu com goleiros desde a aposentadoria do ídolo Rogério Ceni, em 2015. Rafael inclusive, foi o atleta da posição que mais caiu nas graças da torcida. O atual goleiro titular do Tricolor paulista disse que se inspira em Ceni, Zetti e Waldir Peres para continuar dando seu melhor para o clube.

“Hoje eu tenho o privilégio de falar que me tornei amigo do Rogério. Trabalhamos juntos no Cruzeiro e aqui no São Paulo, sempre tendo ele como um ídolo. Quando tive a oportunidade de me aproximar, colei nele para tentar absorver tudo que eu podia. E ele me deu uma troca muito legal de informações, porque viu que eu tinha muito interesse em aprender. […] Sempre que tenho alguma conquista legal, como uma convocação ou algum título, ele me manda uma mensagem parabenizando, e isso significa muito para mim”, comentou o goleiro do Tricolor.

Rafael é titular absoluto no gol do São Paulo desde quando chegou em 2023. Conversando com André Hernan, o goleiro comentou sobre uma linda defesa que fez no clássico contra o Palmeiras pelo Paulistão deste ano e uma outra bela defesa também em um outro clássico, contra o Corinthians.

No confronto diante do Palmeiras, Rafael fez uma linda defesa em uma cabeçada forte e rápida do atacante Flaco López, assim impedindo o gol palmeirense e segurando o empate em 0 a 0 no Allianz Parque, que confirmou a classificação antecipada da equipe para o mata-mata do Paulistão. Contra o Corinthians, Rafael também salvou a equipe em uma cabeçada, na ocasião do zagueiro Cacá, quando o jogo ainda estava 0 a 0. O Tricolor venceu o Majestoso por 3 a 1.

“Essas bolas que são muito rápidas, o goleiro não consegue raciocinar, apenas executar de forma impensada. Isso só é possível porque fazemos muitas repetições nos treinos. Repetindo esses lances no treinamento, conseguimos automatizar o movimento e realizar na hora do jogo sem pensar muito”, disse, completando:

“A defesa contra o Corinthians fica mais bonita porque a bola ainda bateu na trave, voltou para a área e ficamos naquele desespero para tirar. Mas as duas foram muito difíceis. Contra o Corinthians, a bola ainda saiu mais do meu raio de ação, mas eu tive um tempo a mais para conseguir fazer a defesa, enquanto a do Palmeiras foi uma bola muito rápida”, finalizou Rafael.