A trajetória de Guillermo Varela no Flamengo não foi fácil desde sua chegada em 2022. Durante uma entrevista coletiva no Ninho do Urubu, o lateral direito uruguaio falou sobre os desafios que enfrentou para se adaptar ao clube, os momentos difíceis sob o comando de Jorge Sampaoli e a virada em sua carreira, especialmente após a chegada de Tite ao Flamengo.
Notícias mais lidas:
Acompanhado de elogios pela torcida e pelo técnico Filipe Luís nas últimas atuações, Varela revela que chegou a considerar a possibilidade de deixar o Flamengo devido à falta de oportunidades.
O difícil começo no Flamengo e o quase adeus

“Quando cheguei, custou um pouco a me adaptar. Lá fora você imagina a grandeza desse time, mas quando chega e vive o que é Flamengo… Me custou o primeiro ano, e depois com o Sampaoli, que quase não joguei nada. Já estava pensando em sair, porque todo mundo gosta de jogar”, comentou Varela.
Isso porque, sob o comando de Jorge Sampaoli, o lateral teve espaço limitado, jogando apenas 201 minutos em 39 partidas, o que despertou o interesse do Peñarol, clube que o revelou, mas as negociações não evoluíram.
Tite e a confiança de Filipe Luís
Com a saída de Sampaoli e a chegada de Tite, a história de Varela no Flamengo teve uma guinada. “Depois, com a saída dele, Tite me colocou para jogar”, revelou o lateral, que se tornou titular sob o novo técnico e disputou 41 partidas.
Vale destacar que, sob o comando de Tite, Varela ganhou mais espaço, mas perdeu a titularidade com o crescimento de Wesley. Mesmo assim, ele se manteve como uma peça importante no elenco, com 13 jogos sob o comando de Filipe Luís, sendo sete como titular.
Versatilidade e confiança nos clássicos
Sendo assim, um dos maiores destaques de Varela foi sua adaptação a diferentes funções dentro de campo.
“Eu já joguei algumas vezes, ano passado, e na minha carreira. Sei que é difícil, seria difícil também essa semana. Mas tinha a confiança do treinador e da equipe, e fui bem”, comentou o jogador sobre as boas atuações nos clássicos contra Botafogo e Vasco, quando atuou improvisado na lateral-esquerda. Com isso, Varela se consolidou como uma opção confiável e versátil no elenco rubro-negro.