Juiz pode ser cortado da Copa do Mundo por atitude com Messi

Messi comemora gol marcado pelo Inter Miami (Foto: Stacy Revere/Getty Images)

A carreira de um árbitro admite pouquíssimos erros e, ainda assim, essa margem limitada de descuido pode custar muito caro. Seja num lance decisivo, numa interpretação errônea ou até mesmo num momento mais pessoal. O juiz mexicano Marco Antônio Ortiz Nava, por exemplo, foi proibido de apitar os jogos da Concacaf pelos próximos seis meses após pedir um autógrafo de Messi no apito final da vitória do Inter Miami sobre o Sporting KC.

Ortiz foi suspenso pela Associação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe (Concacaf) por agir de maneira conflitante ao “código de conduta da associação”. Como consequência, se tornou réu de um processo disciplinar, que culminou em seu afastamento das competições ligadas à entidade pelos próximos seis meses.

Em seu depoimento, Marco Antônio alegou que se tratava de um autógrafo destinado a um “familiar com necessidades especiais”. O caso chamou atenção especialmente por se tratar de um árbitro renomado no futebol norte-americano, visto que já apitou mais de 200 partidas de futebol em sua carreira e figurou na lista da Associação Mundial da FIFA nos últimos seis anos.

Fora da Copa do Mundo?

Ortiz tinha chances palpáveis de aparecer na relação de arbitragem para Copa do Mundo 2026 nos EUA, Canadá e México. Contudo, de acordo com o ex-árbitro mexicano Marco Rodriguez, esse incidente certamente custará sua participação no principal torneio de futebol do planeta. O profissional se destacou ao longo da carreira como um dos principais árbitros do México, com 51 partidas em seis Copas do Mundo no currículo.

“Ele definitivamente perderá o Mundial de Clubes e a Copa Ouro neste verão. Praticamente certo. O fato de ainda poder trabalhar como árbitro na Liga MX é o único consolo para Ortiz. Não se sabe se ele recebeu pelo menos uma compensação mínima pela suspensão com o autógrafo de Messi solicitado”, disse.

Classificação do Inter Miami

O Inter Miami venceu o jogo em questão por 1 a 0 sobre o Sporting KC, justamente com gol do camisa 10, pela ida da Concacaf Champions Cup. A volta ocorreu na noite da última terça-feira, 25, e contou com outro show do argentino.

Lionel Messi e Luis Suárez comandaram a classificação do Vice City às oitavas de final da Concacaf Champions Cup. Além de cruciais para o excelente desempenho do time, a dupla ainda marcou dois dos três gols do triunfo por 3 a 1 sobre o Sporting KC em pleno Chase Stadium. Tadeo Allende fez o outro tento da equipe.

O Inter Miami enfrenta o Cavaleiro, da Jamaica, na próxima fase. O duelo de ida está marcado para próxima quinta-feira, dia 6 de março, em horário a definir.

Polêmicas recentes do árbitro

Esta não é a primeira vez que Marco Antonio Ortiz se vê no centro de polêmicas no futebol. Recentemente, há poucas semanas, ele esteve diretamente envolvido em outro caso de extrema repercussão local. Isso porque o vídeo de um questionável empurrão do árbitro no camisa 10 do Monterrey, aos 50 minutos de partida, tornou-se viral e dividiu opiniões no futebol mexicano.

No mesmo momento em que se prepara para mostrar o cartão amarelo, Ortiz leva o braço esquerdo à altura do ombro do jogador, num claro sinal de contato físico. O camisa 10 inclusive age com surpresa ao ato do árbitro, e o caso virou pauta por dias na mídia esportiva.