O Vasco da Gama segue trabalhando internamente para adequar o elenco para a disputa desta temporada. Além da atenção voltada ao mercado, o clube também tem organizado a saída de vários atletas que não estão nos planos da comissão técnica.
Notícias mais lidas:
Com isso, o clube já tem em mente a lista de dispensas. Pelo menos cinco atletas podem sair neste começo de ano, enquanto outros dois dependem do desenrolar de outra negociação.
Zé Gabriel
Na última segunda-feira (24/2), o Vasco da Gama anunciou a rescisão do contrato com o meio-campista Zé Gabriel. O volante não vinha sendo utilizado e perdeu prestígio com a comissão técnica, diretoria e torcida. Na última temporada, ele chegou a ser emprestado para o Coritiba, para a disputa para a Série B, e retornou no começo de 2025. O salário do jogador era considerado alto e a saída dele abre espaço na folha salarial da equipe.

De Lucca
O meio-campista Patrick de Lucca foi contratado pelo clube em 2022, mas se lesionou sem sequer entrar em campo. Foi estrear só no ano seguinte, mas nunca conseguiu se firmar na equipe. Por estar fora dos planos da comissão técnica de Fábio Carille, deve ser negociado ou ter o contrato rescindido. Ao longo dos anos, fez 10 partidas pelo Vasco e deu apenas três assistências. Em 2024, foi emprestado para o Ceará e disputou 35 partidas, com um passe para gol.
Manuel Capasso
Na era SAF, Capasso foi a 11ª contratação para a temporada de 2023. A chegada dele a São Januário tinha a intenção de sanar o problema no setor defensivo que se arrastava há anos, mas não deu certo. Ele foi emprestado para o Olimpia na temporada passada, se tornou titular da equipe paraguaia e se sagrou campeão nacional. Porém, na volta ao Cruz-Maltino não conquistou o espaço, mesmo atuando bem no Paraguai, e está fora dos planos de Fábio Carille. Assim, deve ser negociado ainda neste começo de ano.
Riquelme
Revelado nas categorias de base do Vasco, o lateral-esquerdo surgiu como uma das grandes promessas do clube. Porém, nunca conseguiu se firmar no time profissional e acabou sendo emprestado para o Sport em 2024. Pela equipe pernambucana, fez 14 jogos, sem gols ou assistências. Neste ano, retornou ao Vasco mas não agradou a comissão técnica e deve ser mais um a sair.
Jean David
Contratado na temporada passada para ser uma das opções para o ataque já na gestão Pedrinho, o chileno não correspondeu às expectativas. Totalizando os dois anos como jogador do Vasco, ele só acumulou 14 jogos sem gols ou assistências. O clube deve tentar envolver o jogador em alguma negociação ou se algum clube se mostrar interessado, o Cruz-Maltino não deve se opor.

Alex Teixeira
O atacante voltou ao Vasco na temporada passada como parte do acordo para Philippe Coutinho assinar com o clube. No entanto, a exemplo da passagem anterior, não se destacou. Fez 9 jogos, marcou um gol e deu uma assistência. Em 2025, entrou em campo 5 vezes e não tem convencido. Apesar de ter contrato até o fim de 2025, caso o camisa 11 não renove contrato com o Cruz-Maltino ele pode rescindir com a equipe.

Souza
O volante ficou 14 anos longe do Vasco e a volta dele a São Januário foi cercada de muita expectativa. Porém, foi mais um que não conseguiu desempenhar um bom futebol. Na última temporada, quando tentava se condicionar fisicamente para contribuir com a equipe, acabou sendo expulso em um confronto com o Juventude pelo Brasileirão poucos minutos depois de ser lançado à campo. Isso fez com que ele perdesse espaço e atuasse em apenas 8 partidas somando o ano passado e esse.