Há razões de sobra para se projetar um retorno de Lionel Messi ao Barcelona – desde declarações do próprio jogador à ‘dívida moral’ de Joan Laporta, presidente do clube, com o astro. Apesar de toda idealização, nunca houve nada concreto para tal, tampouco para quando. Até que Javier Tebas, presidente da La Liga, garantiu com todas as letras que o argentino regressará à Espanha ao final de seu vínculo com Inter Miami, ou seja, em janeiro de 2026. Porém, trata-se de uma informação já descartada por setoristas culés.
Notícias mais lidas:
Guillem Balagué, jornalista com fontes inesgotáveis no Barcelona, garantiu que não há planos ou movimentações para que Messi regresse ao clube blaugrana. Nem de um lado e nem de outro. Aliás, o comunicador aposta que as chances não deixarão de ser remotas enquanto Laporta se mantiver no poder.
“O comprometimento de Messi está mais despertado do que nunca [com a Inter Miami]. Ele quer atingir os objetivos traçados tanto nas competições nacionais quanto nos torneios internacionais”, disse o jornal ‘AS’, da Espanha.
Messi no Barcelona: delírio ou hipótese?
Desde a declaração do presidente da La Liga, Javier Tebas, sobre o futuro de Lionel, outros dois jornalistas reiteraram a possibilidade do ídolo retornar à casa.
“Acho que Messi quer voltar ao Barcelona. Ele passou muitos anos lá e tenho certeza que Messi retornará. Talvez como jogador, mas também o vejo retornando em outra função. Messi e Barcelona andam de mãos dadas. Sua marca e a marca do Barcelona são, em muitos aspectos, a mesma. “Ele é apaixonado pelo clube”, explicou Tebas em uma entrevista ao GiveMeSport no Financial Times Business of Football Summit.
A jornalista Yanina Latorre se encontrou com o craque argentino no mês passado, em Miami, e revelou um trecho da conversa ‘por trás das câmeras’. “Ele me disse que quando terminar aqui, onde está feliz, retornará ao Barcelona”. A periodista ainda jogou um balde de água fria na expectativa dos norte-americanos pela extensão contratual: “Ele me disse que não, disse que seu lugar é lá [Barcelona]”.
Já nesta semana, o jornalista Alex Candal, responsável pelo furo da ida do jogador ao Inter Miami, fez quórum aos companheiros sobre o tema.
“Quem foi o primeiro a dizer que Messi iria ingressar no Inter Miami? Eu. E agora estou lhe dizendo: ‘Ele está voltando para o Barcelona”, apontou o profissional de comunicação. “Palavras de Leo Messi: ‘Eu não posso deixar o futebol sem antes jogar no novo Camp Nou’”, complementou o jornalista.
Renovação com Inter Miami
Só o que temos de factível neste momento é que Messi se diz feliz em Miami e é nisso que a cúpula norte-americana se agarra para sonhar com a renovação ao menos por mais uma temporada. Dirigentes e sócios, incluindo David Beckham, não pretendem desistir de tê-lo por mais um ano e para projetos futuros dentro do clube.
“Leo e eu vamos sentar e discutir o futuro. Espero que na inauguração do nosso novo estádio em 2026 e na abertura da nossa temporada de 2026 na MLS, após uma temporada de 2025 repleta de troféus, Leo Messi seja nosso número 10”, disse o coproprietário do Inter Miami, Jorge Mas.
Enquanto o futuro permanece indefinido, o presente tem sido uma dádiva. Messi iniciou a temporada com quatro participações diretas em gols em apenas três partidas – uma pela MLS e duas na Liga dos Campeões Concacaf. Foram dois tentos e dois assistências aos companheiros até o momento.
Lionel Messi tem contrato com o Inter Miami até o dia 31 de dezembro de 2025.