Flamengo toma atitude importante nos bastidores

CT Ninho do Urubu (Foto: Divulgação Flamengo)

Enquanto se prepara para a semifinal do Campeonato Carioca contra o Vasco, o Flamengo também trabalha fora de campo para garantir que o elenco esteja em sua melhor forma. O clube implementou um protocolo diferenciado no Departamento Médico com o objetivo de minimizar o risco de lesões. 

Dessa maneira, a equipe técnica e os especialistas do Rubro-Negro têm atuado em conjunto para definir um planejamento detalhado para cada jogador.

Estratégia definida antes de cada treino

Para garantir que os atletas estejam sempre em condições ideais, os departamentos do Flamengo se reúnem antes das atividades diárias no Ninho do Urubu. A rodagem do elenco acontece não apenas nos jogos, mas também nos treinamentos, o que reforça a preocupação do clube com a parte física dos jogadores.

Cabe ressaltar que nessas reuniões participam comissão técnica, fisiologistas, médicos, preparadores físicos e outros profissionais do departamento de futebol. Com isso, são definidos quais jogadores irão treinar, quem será poupado e quais dinâmicas serão aplicadas nas atividades diárias.

Cuidado especial para evitar lesões

O Flamengo tem dado atenção especial a alguns atletas, como De La Cruz, porque busca minimizar o risco de lesões recorrentes. Sendo assim, o uruguaio alterna entre trabalhos internos e no campo, seguindo um planejamento específico para evitar sobrecarga física.

Vale destacar que o peso das partidas também influencia nas decisões tomadas pelo clube. Em jogos mais importantes, há maior flexibilidade para utilizar jogadores em condições físicas não ideais. Por outro lado, em confrontos menos decisivos, a tendência é preservar os atletas ao máximo.

Flamengo reforça estrutura médica

Para tornar esse processo ainda mais eficiente, o clube contratou Bruno Hanssel, médico ultrassonografista e radiologista. Ele comparecerá ao CT de duas a três vezes por semana para monitorar de perto os atletas. 

Além disso, o Flamengo adquiriu um novo aparelho de ultrassom, que deve chegar em breve, reforçando a estrutura médica do clube.

Próximo desafio: semifinal contra o Vasco

Agora, o Flamengo volta sua atenção para o duelo decisivo contra o Vasco, no próximo sábado (01), no Nilton Santos. Como parte do planejamento, Danilo será poupado e não estará à disposição de Filipe Luís. 

Por isso, a equipe seguirá o rodízio adotado para evitar desgastes e garantir um time competitivo na reta final da temporada.