Rossi em ação pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
A Associação Internacional de Futebol (IFAB) aprovou uma nova regra que altera a forma como os goleiros devem lidar com a posse de bola durante as partidas. A partir de agora, caso um goleiro permaneça com a bola por mais de oito segundos, o árbitro concederá um escanteio para o time adversário. A mudança busca reduzir a “cera” dos goleiros e tornar a reposição da bola mais rápida, aumentando o dinamismo das partidas.
Anteriormente, a penalidade para essa infração era um tiro livre indireto, o que dificultava uma conversão direta em gol. Com a nova sanção, a equipe adversária poderá se beneficiar de uma jogada mais perigosa, aumentando a pressão sobre o time que retardar a reposição da bola. Essa alteração pode impactar diretamente a estratégia dos goleiros e das equipes, exigindo maior agilidade na retomada do jogo.
A decisão foi tomada durante a 139ª Reunião Geral Anual do IFAB, organizada pela Federação de Futebol da Irlanda do Norte. Para garantir que a mudança fosse viável, a regra foi previamente testada em competições sub-21 da Premier League e em torneios nacionais de Malta. Durante os testes em Malta, a bola foi segurada pelos goleiros 796 vezes sem nenhuma violação do tempo limite, demonstrando a possibilidade de aplicação da nova norma sem grandes transtornos.
Com a nova regulamentação já em vigor, sua primeira grande aplicação ocorrerá no Mundial de Clubes de 2025, previsto para começar no dia 15 de junho. A competição será uma oportunidade para avaliar o impacto real da mudança em torneios de alto nível e verificar como os goleiros e treinadores se adaptarão à nova realidade.
A medida surge como parte de um esforço para tornar o futebol mais dinâmico, impedindo que goleiros usem a retenção prolongada da bola como estratégia para interromper o ritmo do jogo. Especialistas acreditam que a nova sanção deve resultar em partidas mais fluidas e evitar desperdício de tempo, beneficiando o andamento do futebol moderno.
Agora, resta acompanhar como a regra será interpretada e aplicada pelos árbitros em torneios de maior expressão e quais adaptações os goleiros farão para evitar conceder escanteios desnecessários aos adversários.
O Botafogo se prepara para a terceira fase da Copa do Brasil de 2025, fase…
Na edição deste domingo (2/3) do programa Esporte Record, um erro ao vivo gerou bastante…
O Flamengo deu um passo importante rumo à final do Campeonato Carioca ao vencer o…
O Flamengo segue ativo nos bastidores para garantir a continuidade de jogadores importantes do elenco.…
O Vasco teve seu pedido de recuperação judicial aceito pela Justiça do Rio de Janeiro,…
A Copa do Brasil 2025 começa nesta terça-feira (4/3), com o confronto entre Aparecidense e…