Palmeiras x São Paulo: a declaração de Zubeldía

Luis Zubeldía durante São Paulo x Fluminense Alexandre Schneider/Getty Images

A eliminação do São Paulo no Campeonato Paulista ainda repercute, mas não apenas pelo resultado dentro de campo. A arbitragem foi o grande foco das críticas do técnico Luis Zubeldía, que não poupou palavras ao comentar a atuação do VAR na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque. 

O treinador questionou a postura do árbitro Flávio Rodrigues de Souza, classificando sua atuação como “muito ruim”.

Críticas ao VAR e à arbitragem

O principal motivo da revolta de Zubeldía foi a marcação do pênalti que originou o gol da vitória do Palmeiras. No lance, Vitor Roque se chocou com Arboleda na área e caiu, após um erro de saída de bola do goleiro Rafael. Por isso, o treinador esperava que o VAR chamasse o árbitro para revisar o lance, algo que não aconteceu.

“Acredito que o que aconteceu não pode mais acontecer. Claro que o árbitro pode errar, mas o VAR não pode deixar de chamá-lo. Estamos em 2025, com gente supostamente preparada para analisar esse tipo de situação”, declarou.

Zubeldía foi além e classificou a situação como uma “vergonha”, destacando que erros desse tipo prejudicam o espetáculo e desvalorizam o esforço dos jogadores e da comissão técnica. Isso porque, segundo ele, um lance mal analisado pode mudar completamente o rumo de uma competição.

Reclamações sobre faltas em Lucas Moura

A insatisfação do argentino não se limitou ao pênalti. Cabe ressaltar que ele também criticou a postura do árbitro ao permitir seguidas faltas em Lucas Moura, o que, na visão do treinador, impediu o São Paulo de desenvolver seu jogo.

“A atuação do árbitro foi muito ruim. A quantidade de faltas que fizeram em Lucas, parando a partida para não nos deixar correr. O árbitro foi muito mal, muito mal”, afirmou.

Mudança de foco para o Brasileirão

Com a eliminação no Paulistão, o São Paulo agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Sendo assim, a equipe tem pouco tempo para lamentar e já precisa se preparar para a estreia na competição, marcada para o dia 30 de março, contra o Sport, no Morumbis. 

Dessa maneira, o time terá a chance de se recuperar rapidamente e deixar a polêmica da semifinal para trás.