Santos emite nota oficial sobre Neymar

Neymar volta ao Santos (Foto: GuilhermeKastner / Santos FC)

O atacante Neymar foi oficialmente cortado da Seleção Brasileira para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O jogador não está em condições físicas ideais para enfrentar Colômbia e Argentina, nos dias 20 e 25 de março, respectivamente. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a desconvocação do camisa 10, que segue em tratamento no Santos.

A lesão de Neymar foi identificada antes da semifinal do Campeonato Paulista contra o Corinthians. Exames médicos apontaram um edema na região posterior da coxa esquerda, que impediu sua participação na partida. Desde então, o jogador tem realizado sessões diárias de fisioterapia no CT Rei Pelé, sob supervisão do departamento médico do clube paulista.

O Santos divulgou um comunicado informando que a lesão de Neymar não apresenta ruptura de fibras musculares. No entanto, a precaução em seu tratamento se deve ao longo período que o atacante passou sem atuar em partidas de alta intensidade. O clube destacou a importância de um protocolo cuidadoso de recuperação antes de sua reintegração aos treinamentos e jogos.

Com o corte de Neymar, a CBF convocou Endrick para ocupar sua vaga na Seleção. Além do atacante do Santos, outros dois jogadores foram desconvocados: o lateral-direito Danilo, do Flamengo, e o goleiro Éderson, do Manchester City. Para substituí-los, Dorival Júnior chamou Alex Sandro e Lucas Perri.

Mesmo afastado dos gramados, Neymar segue acompanhando as atividades do Santos. Desde sua reapresentação, na última quarta-feira (12 de março), ele tem realizado apenas trabalhos internos com a equipe médica do clube. A expectativa é que sua evolução permita um retorno gradual aos treinamentos com bola nos próximos dias.

O próximo compromisso oficial do Santos está marcado para o dia 30 de março, contra o Vasco, pelo Brasileirão. O departamento médico do clube não estipulou um prazo exato para a volta de Neymar, mas há esperança de que ele esteja à disposição do técnico Pedro Caixinha para a estreia da equipe na competição nacional.

Veja nota do Santos

“Atualização do quadro clínico de Neymar Jr:

Na última quinta-feira (6) foi identificado um edema na região posterior da coxa esquerda de Neymar Jr, fato que o tirou da partida semifinal do Paulistão, e depois de realizar novo exame de controle foi identificado a manutenção da lesão muscular (sem rutura de fibras). O diagnóstico do Departamento Médico é que ele deve permanecer em tratamento clínico nos próximos dias.

A precaução com relação a este processo de recuperação ocorre em virtude do longo período sem atividade de alta intensidade do atleta, fato que ressalta a necessidade de um cuidadoso protocolo de prevenção para a retomada de um novo ciclo de treinamentos e jogos.”