A declaração de Maurício Barbieri após a eliminação do Athletico

Atheltico-PR bandeirinha (Foto: Reprodução/Athletico)

O Athletico encerrou sua participação no Campeonato Paranaense de maneira frustrante. Na noite de quarta-feira (19 de março), a equipe foi derrotada por 3 a 0 pelo Maringá, na Ligga Arena, e deu adeus à competição ainda na semifinal. O revés também marcou o fim da invencibilidade de 13 jogos do time na temporada, além de interromper a busca pelo tricampeonato estadual consecutivo.

Após a eliminação, o técnico Maurício Barbieri reconheceu o desempenho abaixo do esperado e parabenizou o adversário pela classificação. O comandante destacou que a equipe não conseguiu repetir as boas atuações anteriores e admitiu que o momento exige serenidade. “Temos que ter frieza, entender que o torcedor está machucado, nós também estamos. O maior objetivo do ano está aí na frente e tenho certeza que vamos conseguir”, afirmou

Barbieri também ressaltou a reformulação pela qual o elenco passou nesta temporada. Segundo ele, foram 42 mudanças entre chegadas e saídas de jogadores, o que naturalmente impacta a evolução da equipe. “Só Mycael, Fernando e Felipinho permaneceram da temporada passada. A gente caminhava muito bem, mas é uma derrota muito frustrante”, comentou.

Sobre a estratégia utilizada na partida, o treinador explicou a escolha por uma formação com três zagueiros e sem um centroavante de ofício, semelhante à utilizada no empate por 1 a 1 no jogo de ida. Ele afirmou que a decisão foi tomada com base na análise do estilo de jogo do Maringá. “Se eu entrasse com dois zagueiros, iríamos ficar ‘de mano’. O Maringá fez muitos gols dessa forma na competição. Conseguimos diminuir as chances deles, mas foi um jogo de duelo e bolas paradas, onde não levamos vantagem”, justificou.

Em relação à pressão pelo resultado e à sua continuidade no comando do time, Barbieri refutou a ideia de responsabilizar apenas uma pessoa pela eliminação. “Por que uma pessoa tem que ser culpada? Precisamos entender o contexto das mudanças no elenco e do calendário apertado. Assumo minha parte, mas os jogadores e a direção também têm responsabilidades. Esse é o único caminho para o crescimento do clube”, declarou.

Agora, o Athletico aguarda a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Paysandu, fora de casa, em data a ser confirmada entre os dias 4 e 6 de abril. Até lá, a equipe segue sem compromissos agendados, tendo tempo para ajustes e planejamento para a sequência da temporada.