Ex-jogador do Santos, Weslley Patati vive a melhor fase da carreira no Maccabi Tel Aviv, de Israel. O atacante de 21 anos tem se destacado em sua primeira temporada no futebol israelense e já realizou alguns sonhos, como disputar a Europa League.
Notícias mais lidas:
Patati atuou em sete dos oito jogos da primeira fase da competição continental, enfrentando clubes tradicionais como Porto e Braga (Portugal), Ajax (Holanda), Real Sociedad (Espanha) e Besiktas (Turquia). Apesar da eliminação do Maccabi ainda na fase inicial, o atacante valorizou a oportunidade de disputar o torneio.

“Eu fiquei muito feliz de poder disputar essa competição. Fiz um gol, dei três assistências, se não me engano joguei sete jogos. Para mim, foram bons números. Jogar contra clubes como Ajax, Porto, Besiktas, Braga… foi um sonho realizado. Quando somos crianças, sonhamos, mas nem sempre acreditamos que é possível. Depois do jogo, eu sempre penso: ‘Nossa, realmente hoje eu pude realizar mais um sonho’”, afirmou em entrevista à Gazeta Esportiva.
Com nove gols e seis assistências em 31 partidas, Patati tem sido peça fundamental do Maccabi na temporada. O atacante afirmou que se sente em casa no clube e destacou o acolhimento da torcida e dos companheiros de equipe.
“Aqui eu tenho contrato de três anos. Então acho que tenho três anos aqui (risos). Pode acontecer alguma surpresa, algum time querer comprar e o clube liberar, mas estou muito feliz aqui e me sinto em casa”, comentou.
Apesar da satisfação com o momento atual, Patati não esconde o desejo de atuar no futebol europeu. O jogador acredita que pode dar um salto na carreira e mantém o foco na evolução para estar pronto caso surja uma oportunidade.
“A janela abre em junho, né? Nunca sabemos o que acontece, mas eu tenho o sonho de jogar na Europa. Vou continuar trabalhando, com os pés no chão. Tenho certeza que, logo menos, teremos boas notícias”, declarou.
Sobre a adaptação ao futebol israelense, Patati apontou diferenças em relação ao Brasil. Segundo ele, a liga local se destaca pelo aspecto tático e pela necessidade de interpretar melhor as situações de jogo.
“Acredito que a qualidade brasileira é superior, mas aqui o jogo é muito tático. Você precisa entender o que o jogo pede. Tem momentos em que é preciso partir para a jogada individual, mas também é importante ler o jogo e seguir as orientações do treinador para vencer”, explicou.
Revelado pelo Santos, Patati ainda guarda carinho pelo clube e afirmou que gostaria de voltar ao Peixe em algum momento da carreira. O atacante também revelou o desejo de atuar ao lado de Neymar.
“Eu não sei, porque estou realmente muito feliz aqui. Estou podendo desfrutar 100% do meu futebol. Mas quem não gostaria de voltar para jogar no Santos, né? O Santos é o maior clube do mundo, então com certeza eu gostaria de jogar lá novamente”, afirmou.
Patati foi vendido ao Maccabi Tel Aviv em setembro de 2024 por 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões). O clube israelense adquiriu 60% dos direitos econômicos do jogador, e o Santos mantém 40% sobre uma futura venda. O contrato do atacante vai até 2027, com possibilidade de renovação por mais um ano.