A declaração de Cafu direcionada a Marquinhos

Ex-jogador Cafu (Foto: Reprodução)

Durante participação em um programa esportivo, Cafu demonstrou total convicção ao apontar Marquinhos como o melhor zagueiro em atividade no futebol mundial. O ex-capitão da seleção brasileira destacou o desempenho consistente do defensor no Paris Saint-Germain, ressaltando não apenas suas qualidades técnicas, mas também sua postura como líder em campo.

“Hoje, em atividade, um zagueiro igual ao Marquinhos não tem! Joga o fino da bola. Velocidade, posicionamento, faz o golzinho de cabeça e com pé no ataque. É importantíssimo taticamente, é um líder e capitão do PSG há muito tempo”, afirmou Cafu, que ainda comentou sobre uma conversa com o jornalista Benjamin Back, onde reforçou sua escolha mesmo diante da lembrança de nomes como Van Dijk.

Marquinhos durante treinamento do Brasil (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Ao abordar possíveis nomes para a zaga da seleção brasileira, Cafu também se mostrou aberto à ideia de um retorno de Thiago Silva. O experiente defensor, atualmente no Fluminense, manifestou o desejo de continuar à disposição da equipe nacional, mesmo aos 40 anos. Cafu considerou que, em boas condições físicas, uma nova convocação seria válida. “O Thiago Silva é um monstro. Ele e o Marquinhos, que dupla de zaga!”, comentou o ex-lateral.

Aliás, a atenção de Cafu não ficou restrita aos jogadores mais experientes. Ele também fez elogios à ascensão de Wesley, jovem lateral-direito que vem se destacando com a camisa do Flamengo. Segundo o pentacampeão, a evolução do atleta se deve, primordialmente, à confiança depositada por Filipe Luís, atual técnico da equipe. “O que faltava para o Wesley? Confiança. Faltava um treinador que falasse: ‘Faz o que você tem que fazer. Vai jogar’”, declarou.

Nesse sentido, Cafu acredita que a presença de Danilo atuando como zagueiro pode ser um fator tático relevante. Para ele, essa adaptação possibilita que Wesley apoie mais o setor ofensivo, uma vez que Danilo oferece estabilidade na linha defensiva. “Ele pode ir tranquilo (para o ataque) porque o Danilo vai ficar (na defesa)”, explicou.

Assim sendo, a opinião de Cafu reflete não apenas seu olhar técnico, mas também sua vivência dentro do futebol. O ex-lateral analisa os nomes com base no que vê em campo e no papel que cada jogador exerce em suas equipes. Ao colocar Marquinhos no topo, ele reitera a valorização do futebol brasileiro também no setor defensivo, tradicionalmente reconhecido por sua solidez.