Sem espaço com Zubeldía, ele vai deixar o São Paulo

Luis Francisco Zubeldía, treinador do São Paulo durante partida da Copa do Brasil 2024 (Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/São Paulo)

A situação de Igor Vinícius no São Paulo vem se tornando cada vez mais incerta. Com contrato válido até dezembro de 2025, o lateral-direito ainda não foi procurado pela diretoria para discutir uma possível renovação. A ausência de uma sinalização concreta sobre seu futuro tem incomodado o estafe do jogador, que já começou a considerar alternativas para a sequência da carreira.

Igor poderá assinar um pré-contrato com qualquer outro clube a partir de junho deste ano, o que amplia as chances de uma saída sem custos para o Tricolor. Aliás, o atleta de 25 anos já teria sido sondado por equipes do exterior, principalmente de mercados alternativos. Embora a prioridade de seus representantes fosse a permanência, o cenário atual tende a levar o jogador para fora do Morumbi.

Enquanto isso, o português Cédric Soares ganhou espaço na lateral-direita e se tornou a principal opção para a posição. Cedric chegou no início de 2025 em um contrato de produtividade e, surpreendentemente, se firmou rapidamente entre os titulares. Como resultado, teve seu vínculo prorrogado até o fim do ano, o que fortalece sua posição no elenco e torna o cenário ainda mais desfavorável para Igor Vinícius.

Revelado pelo Santos e contratado pelo São Paulo em 2019, Igor é atualmente o segundo jogador com mais tempo no elenco, atrás apenas de Arboleda. Durante sua trajetória no clube, acumulou conquistas importantes como o Campeonato Paulista de 2021, a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa Rei em 2024. Ainda assim, conforme apurado, parte da diretoria acredita que seu ciclo no clube esteja próximo do fim.

A diretoria, inclusive, tem adotado posturas diferentes em relação a outros nomes do elenco. Rafael e Alan Franco, por exemplo, já foram procurados para possíveis renovações. Emprestados como Marcos Antonio e Ruan também receberam sinalizações positivas quanto à permanência. O tratamento distinto evidencia que Igor não está nos planos prioritários do clube para a próxima temporada.

Portanto, salvo uma reviravolta inesperada, a tendência é que Igor Vinícius encerre sua passagem pelo Tricolor ao final de 2025. O jogador, que por anos foi o dono da lateral-direita após a saída de Daniel Alves, parece cada vez mais distante do elenco principal. Assim sendo, o São Paulo se prepara para uma reformulação natural no setor, agora liderado pelo experiente lateral português.