CBF define técnicos para substituir Dorival Junior

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em entrevista coletiva da seleção brasileira feminina (Foto: Thais Magalhães/CBF)

A Seleção Brasileira vive um momento conturbado e mudanças drásticas estão prestes a acontecer. Dorival Júnior será demitido do cargo de treinador da equipe ainda nesta quarta-feira (26), após o vexame na goleada por 4 a 1 contra a Argentina. 

Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já trabalha para definir o próximo comandante e alguns nomes aparecem como favoritos.

Ancelotti segue como sonho distante

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid (Foto: Reuters)

O plano A da CBF ainda é Carlo Ancelotti. O treinador italiano, que comanda o Real Madrid, era o nome mais desejado para assumir a Seleção desde o ano passado. 

No entanto, a possibilidade de um acordo segue complicada, porque o técnico tem contrato com o clube espanhol até junho de 2025. Além disso, sua permanência na Europa parece ser o cenário mais provável.

Nomes nacionais ganham força na disputa

Tite durante entrevista coletiva (Foto: Reprodução/FlaTV)

Dessa maneira, a CBF já avalia outras opções. Um dos nomes especulados é Tite, que recentemente deixou o Flamengo e possui uma trajetória consolidada na Seleção. Vale destacar que ele comandou o Brasil nos ciclos de 2018 e 2022, sendo eliminado em ambas as Copas do Mundo nas quartas de final.

Além de Tite, dois treinadores em atividade no futebol brasileiro aparecem na lista de cotados: Abel Ferreira e Renato Gaúcho. 

O português, multicampeão pelo Palmeiras, agrada a diretoria da CBF pelo perfil vencedor. Por outro lado, Renato, atualmente no Grêmio, tem seu nome citado porque já esteve perto de assumir a Seleção em outras ocasiões.

Filipe Luís surge como aposta inesperada

Filipe Luís durante jogo entre o Flamengo x Bahia (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Um nome que surpreende na lista de favoritos é o de Filipe Luís. O atual técnico do Flamengo tem poucos jogos no comando de um time profissional, mas seu conhecimento tático e experiência como jogador de Seleção são bem vistos pela CBF. 

Sendo assim, sua presença na disputa indica que a entidade considera uma possível renovação para o futuro.

Por isso, a busca por um novo técnico deve se intensificar nos próximos dias. Cabe ressaltar que a Seleção Brasileira precisa de um comandante com capacidade de reorganizar o time, porque os desafios das Eliminatórias e a preparação para o próximo Mundial exigem uma definição rápida.