Reforços chegando, recado de Leila Pereira para Conmebol e declaração de Felipão: as últimas notícias do Palmeiras

Jogadores do Palmeiras durante partida válida pela Copa do Brasil 2024 (Foto: Reprodução/Palmeiras)

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Palmeiras se concentram nos bastidores do clube, com destaques do dia a dia do time.

Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!

Declaração de Felipão

Durante participação no podcast “Um Assado para…”, Luiz Felipe Scolari relembrou momentos marcantes da carreira e destacou três torcidas que considera espetaculares: a do Grêmio, do Palmeiras e da seleção portuguesa. Segundo Felipão, seu vínculo com esses públicos vai além das conquistas, refletindo uma identificação construída com carinho, respeito e história compartilhada — tanto nos gramados brasileiros quanto no exterior (leia a matéria completa).

Felipão e Paulo Turra no CAP

O treinador ressaltou que, mesmo após a dolorosa derrota na final da Eurocopa de 2004, a torcida portuguesa manteve sua admiração, algo que, segundo ele, permanece até hoje.

Felipão afirmou que Portugal se tornou seu “segundo país”, reforçado pelo fato de ter familiares que vivem por lá desde seu período à frente da seleção lusitana, entre 2003 e 2008. Já sobre Grêmio e Palmeiras, clubes com os quais conquistou Libertadores, Felipão foi categórico ao afirmar que é visto como um “representante oficial” pelas duas torcidas.

Apesar de ter sido procurado pelo Grêmio recentemente para assumir uma função de coordenador técnico, Scolari recusou o convite por motivos pessoais. Ele revelou que, após anos adiando, priorizou um compromisso familiar em Portugal com os netos e a esposa. O técnico deixou claro que, no futuro, poderá reavaliar novas oportunidades, mas reforçou o valor que dá à família nesse momento da vida.

Recado de Leila Pereira para Conmebol

Após um caso de racismo envolvendo torcedores do Cerro Porteño e o jogador Luighi, do sub-20 do Palmeiras, a presidente Leila Pereira adotou uma postura firme e anunciou reforço na segurança para a partida do time principal no Paraguai. A medida visa proteger a delegação e também deixar clara a posição do clube contra qualquer forma de discriminação. A dirigente reiterou que a luta é contra o racismo, e não contra um clube específico, e criticou duramente a leve punição aplicada pela Conmebol ao clube paraguaio (leia a matéria completa).

Leila Pereira em coletiva – Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Leila classificou a sanção de 50 mil dólares como “ridícula” e destacou a disparidade entre essa pena e outras já aplicadas pela entidade por infrações menores, como atrasos. Mesmo com a resposta irônica do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, à sugestão de clubes brasileiros deixarem a entidade e buscarem filiação à Concacaf, Leila manteve sua postura e reforçou que seu compromisso é com os atletas e torcedores palmeirenses, deixando claro que não aceitará omissões em episódios tão graves.

Além da crítica pública, Leila articulou um movimento entre os clubes da Libra e da LFU para enviar uma carta à Fifa cobrando ações mais duras. A presidente também prometeu medidas severas, caso episódios semelhantes ocorram no Allianz Parque. Sua atuação tem sido destacada por parte da imprensa e torcida, que veem no posicionamento do Palmeiras um passo importante na luta por justiça e respeito no futebol sul-americano.

Reforços chegando

O Palmeiras pode ganhar dois importantes reforços nos próximos dias para a final do Campeonato Paulista contra o Corinthians. Gustavo Gómez e Paulinho, ainda em fase de recuperação, participaram de um treino técnico na Academia de Futebol, ao lado de Mauricio e atletas do sub-20. Ambos seguem sob observação do Núcleo de Saúde e Performance, mas o fato de estarem em campo já representa um avanço no processo de reabilitação (leia a matéria completa).

Abel Ferreira é fotografado durante um jogo do Palmeiras no Allianz (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Gómez trata uma lesão no joelho, enquanto Paulinho se recupera de uma cirurgia na canela. Já Mauricio, em estágio mais avançado de transição física, participou de atividades com o elenco principal e pode ser opção no clássico decisivo. Enquanto isso, o técnico Abel Ferreira comandou treinamentos táticos com o restante do grupo, mesmo com algumas ausências devido a convocações para as Eliminatórias da Copa do Mundo, como Weverton, Piquerez e Estêvão.

A provável escalação do Verdão para o segundo jogo da final inclui nomes como Murilo, Raphael Veiga e Vitor Roque, com possíveis retornos dependendo da logística e das avaliações físicas. A partida decisiva acontece nesta quinta-feira (27), na Neo Química Arena, e o time alviverde busca reverter a desvantagem após derrota por 1 a 0 na ida, apostando na força do elenco e na recuperação de atletas-chave para lutar pelo título estadual.