Vídeo: torcida do Corinthians provoca o Palmeiras de forma impactante

Escudos de Palmeiras e Corinthians (Imagem: Editoria de arte/Gávea News/Henrique Machado)

No clima intenso que antecede um dos maiores clássicos do futebol paulista, a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians ganha contornos ainda mais provocantes. Isso porque na madrugada desta quinta-feira (27), horas antes da decisão do Campeonato Paulista de 2025, marcada para as 21h35, torcedores corintianos penduraram uma cabeça de porco no portão da sub-sede da Mancha Verde. Uma ação que tem se tornado habitual nos Derbys mais recentes.

Além do ato, mensagens provocativas foram escritas na calçada em frente ao local localizado na Rua Tupi, na Praia Grande, litoral de São Paulo. Entre as escritas, uma fazia referência à “Batalha da Inajar”, em alusão ao conflito de 2012 na Avenida Inajar de Souza entre as torcidas organizadas Gaviões da Fiel e Mancha Verde, que resultou em várias prisões e mortes.

O clima de rivalidade se estendeu durante o dia, e torcedores do Corinthians ainda promoveram um porco assado no rolete durante o pré-jogo nos arredores da Neo Química Arena. O Timão vai a campo nesta quinta-feira (27) com vantagem mínima no agregado, ou seja, precisa de um empate para sagrar-se campeão estadual. A bola rola a partir de 21h35.

As autoridades reforçaram a segurança para o clássico, visando prevenir confrontos entre as torcidas e garantir a integridade dos torcedores e demais envolvidos no evento.

Provocações com cabeça de porco

Este tipo de provocação tem histórico no Derby Paulista. Em 2024, durante uma partida do Brasileirão, uma cabeça de porco foi arremessada no gramado da Neo Química Arena, obrigando o atacante corintiano Yuri Alberto a removê-la do campo. Já em fevereiro deste ano, corintianos deixaram uma nova cabeça na entrada do Allianz Parque antes do primeiro clássico entre as equipes na temporada.