Renato Paiva concedeu entrevista ao jornal português “A Bola” e foi questionado sobre o favoritismo de Flamengo e Palmeiras nas competições de 2025. O técnico do Botafogo reconheceu a superioridade dos elencos, mas afirmou que sua equipe buscará contrariar as expectativas.
Notícias mais lidas:
“Pelo menos na teoria e no investimento, sim, não há dúvida nenhuma. O Flamengo tem quase duas equipes. Tem 11 a jogar e olha para o banco e tem outros quase do mesmo nível. O Palmeiras reforçou-se muito bem também, com dois super jogadores para a frente, o Paulinho e o Vitor Roque, que são dois grandes jogadores. Agora vem o Evangelista. Reforçou-se muito bem o Palmeiras”, analisou Paiva.
Apesar disso, o treinador português acredita que o desempenho dentro de campo pode surpreender. “Tem 11 muito fortes e uma segunda linha muito forte. Isso faz deles, que é a análise que eu faço e toda a gente faz, na teoria, os favoritos. Mas é teoria, e como muitas vezes a teoria é contrariada pela prática, aquilo que nós queremos é contrariar e pôr em prática outras coisas que nos fazem melhores que eles. Se vamos conseguir ou não, eu não sei, mas estou de acordo que os dois melhores elencos são esses neste momento.”
Durante a entrevista, Paiva também falou sobre seu contato com Artur Jorge, técnico português que comandou o Botafogo na conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2024. Ele esclareceu que a falta de uma troca de mensagens inicial gerou polêmica desnecessária e garantiu que manteve uma conversa com o ex-comandante alvinegro.
“Falamos por mensagem, até porque se fez um barulho desnecessário quando eu respondi que tinha 250 mensagens no telefone e me perguntaram depois se alguma era do Artur, e eu disse que não. Por isso, tive o cuidado de lhe ligar e dizer que não havia polêmica nenhuma, até porque ele não tinha obrigação nenhuma de mandar mensagem e porque fomos colegas de turma no UEFA Pro e temos boa relação. Ele disse que estava tudo tranquilo, que tinha orgulho de eu ser o sucessor dele e trocamos ideias rápidas.”
Paiva também comentou sobre sua primeira impressão do elenco alvinegro. “Encontrei um grupo sedento, que não está contente com o que ganhou”, afirmou o treinador.
Neste domingo, o Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro enfrentando o Palmeiras, às 16h, no Allianz Parque. Será a primeira partida oficial de Renato Paiva no comando da equipe.