
A final do Campeonato Paulista 2025 entre Corinthians e Palmeiras, disputada na última quinta-feira (27) na Neo Química Arena, foi marcada por polêmicas dentro e fora de campo. O técnico palmeirense Abel Ferreira foi expulso após protestar veementemente contra a arbitragem no momento em que o árbitro Matheus Delgado Candançan marcou um pênalti para o Palmeiras em falta sobre Vitor Roque.
Notícias mais lidas:
Segundo consta na súmula a causa da expulsão se deu por “dirigir-se ao árbitro com as palavras: Vocês têm que ver direito, é tudo contra nós. Isso é um absurdo. Tais a roubar”.
O lance que originou o pênalti no atacante gerou revolta no banco de reservas do time alviverde. Abel, conhecido por seu estilo enérgico à beira do campo, reclamou de forma intensa e acabou recebendo o cartão vermelho. Na sequência, o goleiro Hugo defendeu a cobrança de Raphel Veiga e manteve o Corinthians vivo na disputa – que sagrou-se campeão pela vantagem do empate, conquistada no jogo de ida.
Após a partida, Abel Ferreira evitou declarações polêmicas, mas deixou clara sua insatisfação com a condução da arbitragem ao longo do campeonato.
Mais relatos na súmula
O árbitro destacou que, aos 74 minutos, um chinelo foi arremessado em direção ao local de aquecimento da equipe do Alviverde, vindo da área ocupada pela torcida corintiana. Já aos 101 minutos, o Derby foi novamente paralisado devido ao lançamento de fogos de artifício no campo, também oriundos das arquibancadas. Além disso, nos instantes finais da decisão, sinalizadores foram acesos e alguns arremessados em direção aos jogadores.
Confusão generalizada
Um lance envolvendo Memphis Depay, próximo à bandeira de escanteio, causou novo tumulto na partida. Após o holandês pisar na bola num lance que recordou Soteldo contra o Vasco, jogadores dos dois times iniciaram uma confusão generalizada. O meia Martínez, do Corinthians, acabou expulso por desferir um tapa no rosto do goleiro Marcelo Lomba, que revidou com um chute no quadril do corintiano.
Corinthians campeão
O Corinthians conquistou o Campeonato Paulista 2025 na noite de quinta-feira (27), ao empatar sem gols com o Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo. Com a vantagem após vencer o primeiro jogo por 1 a 0, o time alvinegro confirmou o 31º estadual de sua história.
Para além do pênalti, chance mais clara do Alviverde na partida, o time de Abel pressionou, mas esbarrou na solidez defensiva corintiana. O duelo sem gols selou o título para o Corinthians, que interrompeu um jejum de seis anos sem conquistas estaduais.