Grêmio: a declaração de Quinteros direcionada ao Internacional

Gustavo Quinteros em ação pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Gustavo Quinteros completa três meses de trabalho no comando do Grêmio e, ao fazer um balanço desse início, chamou a atenção ao destacar o desafio de enfrentar o Internacional em condições desiguais. Segundo o treinador, a continuidade do rival foi um dos fatores que dificultaram os clássicos disputados no primeiro trimestre da temporada.

“O Inter veio de um ano com a mesma equipe, mesmo técnico e mesmos jogadores. Então, leva muita vantagem nisso, porque nós tivemos que começar a jogar com jogadores novos”, afirmou o argentino naturalizado boliviano. Conforme Quinteros, o Grêmio entrou nos clássicos com menor tempo de preparação e com uma equipe ainda em formação, o que teria afetado diretamente o desempenho do time.

Ainda assim, o técnico considerou que o desempenho no último Gre-Nal foi animador. “O Grêmio, no segundo tempo, foi melhor. Isso me deixou mais tranquilo, competimos de igual para igual com uma equipe que ficou em quinto no Brasileirão na temporada anterior e venceu todos os Gre-Nais do ano”, completou.

O comandante tricolor apontou que o processo de reconstrução do time exigiu mudanças significativas, não apenas no elenco, mas também na metodologia de trabalho. Ao substituir Renato Portaluppi, Quinteros herdou uma equipe que teve até sete alterações em relação ao ano anterior, incluindo a linha defensiva e os pontas. “Substituir uma figura tão importante é difícil. Ele tinha um sistema de jogo, um método de treinamento, uma ideia distinta. Nós tivemos que mudar isso e tentar impor uma metodologia diferente”, explicou.

A derrota no Campeonato Gaúcho, portanto, é vista por ele sob esse contexto. O treinador acredita que a falta de entrosamento foi um dos principais obstáculos, já que muitos jogadores ainda estão se adaptando ao modelo proposto. Entre eles, nomes como Amuzu, Olivera, Lucas Esteves e João Pedro, que pouco atuaram juntos até aqui.

Por fim, Quinteros demonstrou otimismo com a evolução do time e reforçou a necessidade de seguir aprimorando a organização defensiva, algo que tem sido enfatizado nos treinamentos desde a reta final do estadual. O próximo teste será diante do Atlético-MG, na estreia do Brasileirão, marcada para sábado (29), às 18h30 (horário de Brasília).