Renato Gaúcho elege melhor jogador do futebol brasileiro: “É um craque…”

Renato Gaúcho em jogo do Flamengo contra o Athletico pelas semifinais da Copa do Brasil (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Renato Gaúcho demonstrou convicção ao ser questionado sobre quem, na sua visão, é o principal jogador em atividade no futebol brasileiro. Em entrevista à ESPN, o treinador não hesitou ao eleger Neymar como o grande destaque do cenário nacional, mesmo com o camisa 10 tendo participado de apenas sete partidas nesta temporada.

“Temos bons jogadores em atividade no futebol brasileiro. Você vê que hoje, ele praticamente nos últimos dois anos não jogou muito, mas bastou ele voltar, fazer três, quatro jogos aqui pelo Santos, o Neymar já é o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro”, declarou Renato. A afirmação, aliás, chamou atenção por desconsiderar nomes como Gerson, Estêvão, Hulk e Memphis Depay, que vêm tendo sequência de jogos e bom desempenho por suas respectivas equipes.

Neymar em ação com a camisa do Santos em 2025 (Fotos: Raul Baretta/ Santos FC)

Apesar das recorrentes lesões que têm atrapalhado a trajetória recente de Neymar, Renato foi enfático ao elogiar o talento do atleta. “É um craque, é muito fora da linha. Quando ele treina, está bem na parte física e não tem problema de lesão, sem dúvida alguma”, comentou o treinador, reforçando que a qualidade do camisa 10 está acima da média, independentemente do tempo afastado dos gramados.

Conforme expôs na entrevista, o técnico acredita que Neymar ainda pode retomar o melhor nível de sua carreira. “Talento ele tem, sem dúvida é um dos melhores jogadores do mundo. Tem tido muitos problemas de lesão, infelizmente, mas isso dá para consertar, dá para corrigir”, afirmou. Segundo ele, o que o atacante tem de mais valioso “já veio de berço”.

Entretanto, Renato não deixou de pontuar a importância de um plano de fortalecimento físico. Para ele, o atacante do Santos precisa trabalhar melhor a musculatura a fim de evitar novas contusões. “Se ele treinar um pouco mais, fortalecer mais a musculatura dele, na minha opinião ele vai ter menos lesões. Com isso ele vai dar uma sequência maior nos jogos”, analisou.

Além dos treinos físicos, o ex-comandante do Flamengo acredita que o diálogo também pode ser fundamental para ajudar Neymar. “É preciso, de vez em quando… ‘Neymar, vem cá, vamos conversar entre quatro paredes?’”, sugeriu Renato, ao citar a necessidade de conversas francas com o jogador. Afinal, para o técnico, com mais dedicação e orientação, o camisa 10 ainda tem muito a entregar no futebol nacional.