Vídeo: torcida do Corinthians por pouco não acerta Gustavo Henrique

Gustavo Henrique em ação pelo Corinthians (Foto: Reprodução/Instagram)

O Corinthians se sagrou campeão do Campeonato Paulista na noite de quinta-feira (27 de março), após empatar sem gols com o Palmeiras, na Neo Química Arena, e confirmar a vantagem construída no jogo de ida. A equipe alvinegra havia vencido o primeiro confronto por 1 a 0, fora de casa, com gol de Yuri Alberto.

A partida decisiva foi marcada por momentos de tensão dentro de campo e também nas arquibancadas. Aos 29 minutos do segundo tempo, o Palmeiras teve a chance de empatar o placar agregado em cobrança de pênalti. Raphael Veiga foi para a bola, mas Hugo Souza defendeu, mantendo o Corinthians em vantagem. O lance ocorreu após falta de Félix Torres em Vitor Roque. O zagueiro equatoriano, que já havia sido advertido com cartão amarelo, acabou expulso dois minutos depois por nova infração.

Nos acréscimos, uma confusão entre os atletas das duas equipes resultou em mais duas expulsões. O volante Martínez, do Corinthians, acertou um tapa no rosto do goleiro reserva Marcelo Lomba, do Palmeiras. Ambos foram punidos com cartão vermelho.

Aliás, os minutos finais do jogo também foram marcados por cenas lamentáveis. Após a confusão em campo, parte da torcida do Corinthians acendeu sinalizadores, e alguns artefatos chegaram a explodir no gramado. O zagueiro Gustavo Henrique se assustou com uma das explosões e quase foi atingido por um rojão. Richard Ríos, do Palmeiras, também quase foi atingido enquanto se preparava para cobrar um lateral. Por conta disso, o árbitro estendeu os acréscimos em mais de 16 minutos.

Mesmo com um jogador a mais, o time comandado por Abel Ferreira não conseguiu superar a defesa corintiana. “A gente mereceu o título. Trabalhamos muito por isso”, declarou o goleiro Hugo Souza, após a partida.

Apesar dos episódios fora do padrão, o Corinthians confirmou o título estadual diante de sua torcida. O feito impediu o Palmeiras de conquistar o tetracampeonato consecutivo, após vencer as três edições anteriores do Paulistão.

“Esse título representa muito para nós. É o início de uma nova fase”, comemorou Romero, em meio à festa alvinegra.