A declaração de Roger Machado envolvendo Jorge Jesus, ex-Flamengo

Roger Machado durante coletiva pelo Internacional em 2024 (Foto: Reprodução/Internacional)

A possibilidade de um estrangeiro assumir a seleção brasileira, com Jorge Jesus sendo a principal opção da CBF para a vaga de Dorival Júnior, gerou discussões logo na estreia do Campeonato Brasileiro. Durante a coletiva após o empate em 1 a 1 entre Internacional e Flamengo, no sábado (29), Roger Machado não hesitou em comentar sobre a questão, deixando claro que prefere um treinador brasileiro para a função, mas também abordou o crescimento da presença de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro.

Roger fez um desabafo sobre as diferenças de tratamento entre técnicos brasileiros e estrangeiros. Para ele, os técnicos do Brasil têm mais “gordura” para trabalhar antes de serem demitidos, uma vantagem que seria garantida pela paciência que se tem com os treinadores estrangeiros.

Ele fez uma crítica ao fato de que estrangeiros, com culturas diferentes, têm mais facilidade em implantar mudanças, enquanto os brasileiros enfrentam dificuldades para quebrar barreiras culturais semelhantes.

“Não sou contra estrangeiro, mas gostaria de ver reciprocidade. Para acessar o mercado exterior, me cobram 60 meses de atuação na primeira divisão (do Brasil). Não se vê a mesma política aqui (no Brasil). Acaba desequilibrando essa disputa em função dessas vagas. Estrangeiros, com cultura diferente, deram a oportunidade (aos brasileiros) de ficar mais (no cargo). O mercado é igual e se estenderam para gente, não se fica seis jogos sem vencer”, afirmou Roger.

Ele ainda destacou o tratamento diferenciado que alguns técnicos estrangeiros recebem.

“Jorge Jesus pediu telão e acharam bonito, se eu peço uma TV de 42 sou professor pardal. Esse eu trabalhei no mesmo dia do jogo no Estadual, um jogo à noite. Há cinco anos, eu seria inventor. Mas se faz há 20 anos lá fora. Por isso aprecio a vinda dos bons treinadores (estrangeiros), mas que não se considere o que tem em casa”, finalizou.

Em relação ao jogo, o Internacional empatou com o Flamengo, com Bruno Henrique marcando para os gaúchos e Léo Pereira empatando para os cariocas. Agora, as duas equipes focam na CONMEBOL Libertadores, com o Internacional enfrentando o Bahia, na quinta-feira (3), e o Flamengo jogando contra o Deportivo Táchira, ambos com transmissões exclusivas do Disney+.