O Fluminense recebeu uma notícia difícil com a lesão de Otávio, que rompeu o tendão de Aquiles da perna direita e precisará passar por cirurgia, desfalcando a equipe por tempo indeterminado. A ausência do volante abre uma lacuna significativa no time titular, já que Otávio era peça-chave no esquema de Mano Menezes, especialmente no papel de homem de confiança à frente da zaga.
Notícias mais lidas:
Contratado do Fortaleza para a temporada 2025, Otávio foi o primeiro reforço do Fluminense e uma das principais aquisições para a temporada. O volante, com características de segundo volante, atua na função de marcação e apoio ao ataque, função similar à de Martinelli. Com a saída de Otávio, a tendência é que Hércules, que era utilizado mais à frente, recuo para exercer o papel de primeiro volante, posição que foi experimentada no início da temporada por Mano Menezes, mas que expôs a equipe defensivamente devido à falta de um meia-armador de ofício.

Outra opção para a função de primeiro volante é o uruguaio Bernal, que, apesar de ser mais alto e ter boa qualidade no passe, apresenta características mais voltadas à marcação. No entanto, há certa preocupação com a adaptação defensiva do jogador, que chegou ao clube em meio de 2024, vindo do Defensor-URU, e ainda se ajusta ao estilo do futebol brasileiro e às exigências do Fluminense.

A comissão técnica também segue com cautela no processo de adaptação de outros jogadores, como os recém-chegados Joaquín Lavega e Rúben Lezcano, além de Gabriel Fuentes, que precisou de um tempo maior de adaptação antes de ganhar a confiança de Mano e da torcida. Fuentes, lateral-esquerdo titular, foi um exemplo de como o clube vem trabalhando com paciência a integração de jogadores sul-americanos ao time.
Com a lesão de Otávio, outro jovem talento da base, Wallace Davi, de 17 anos, pode ganhar mais oportunidades. Revelado em Xerém, o meio-campista teve chances no começo do Campeonato Carioca, mas, com o reforço do setor, acabou não sendo mais relacionado depois da terceira rodada. Agora, com a ausência de Otávio, o jovem pode ter mais oportunidades em viagens e jogos da equipe principal.
A diretoria do Fluminense também estuda a possibilidade de ir ao mercado para reforçar o setor de volantes, uma vez que o clube ainda tem até o dia 11 de abril para contratar jogadores que tenham atuado em campeonatos estaduais no Brasil. O nome de uma possível reposição ainda não foi divulgado, mas a busca por alternativas para manter o equilíbrio do time segue em aberto.