Fortaleza x Fluminense: a declaração de Vojvoda

Vojvoda durante um treino do Fortaleza (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza)

Leão do Pici bateu o Tricolor carioca na estreia do Brasileirão

Lucero e Tinga marcaram e o Fortaleza venceu o Fluminense por 2 a 0 na Arena Castelão, na noite do último sábado (29). Na entrevista coletiva, o técnico Juan Pablo Vojvoda explicou a estratégia da partida. O treinador escalou um trio de meio-campistas (Pol Fernández, Lucas Sasha e Emmanuel Martínez), tendo Pikachu, Marinho e Lucero avançados, o que surpreendeu Mano Menezes no confronto.

“A estratégia era de ter força no meio e fortalecer o sistema defensivo, para defender bem. Procurei jogadores nos quais observei bons rendimentos, porque futebol é rendimento. Talvez o Mano não pensasse em Pikachu e Marinho, mas observei que Pikachu correspondeu no último jogo e Marinho está em boa fase”, explicou o treinador.

A vitória do Fortaleza foi importante por dois motivos: a equipe estreia com pé direito no Brasileirão e também encerra a sequência negativa de quatro jogos sem perder, sendo duas partidas pela Copa do Nordeste e a perda do título do Campeonato Cearense para o rival Ceará. Na entrevista, Vojvoda falou sobre a virada de chave da equipe.

“Eles [jogadores] sabem da importância do Brasileirão, estavam com foco na partida. Mas foi apenas uma rodada. Vamos continuar com esse trabalho, de que cada partida do Brasileirão vai ser muito difícil. Vi um time com uma agressividade, com e sem a bola. Gostei do time. Falamos disso desde segunda-feira, desde os treinos”, comentou, continuando:

“Precisávamos dessa vitória contra o Fluminense. Encontramos um adversário que vai brigar por posições importantes no Brasileirão. Time entrou ligado no primeiro tempo, fez uma grande primeira parte, fez gols. Precisávamos demonstrar a nós mesmos que somos um time que responde, que quando tem que lutar, se apresenta e dá a cara. Fico com o funcionamento e com a atitude”, acrescentou.

Agora, o Fortaleza se prepara para a estreia na Copa Libertadores, que irá acontecer nesta terça-feira (2) contra o Racing, da Argentina, na Arena Castelão. Na entrevista, Vojvoda comentou sobre o grupo do Leão do Pici e afirmou que “todas as partidas são complicadas”.

“Cada partida, dentro de casa, cobra uma importância fundamental, mas também temos que ir fora de casa. Este caminho que percorremos, de 2022 até agora, serviu de experiência. Fortaleza é favorito? Não sei se favorito. É Copa Libertadores. São times muito complicados e tenho o maior respeito por cada um deles”, finalizou Juan Pablo Vojvoda.