Imprensa da Europa aponta novo técnico da Seleção Brasileira

Seleção Brasileira de futebol (Foto: Reprodução/Instagram)

A demissão de Dorival Júnior nesta sexta-feira (28) gerou movimentações imediatas nos bastidores da Seleção Brasileira. De acordo com o jornal português A Bola, o técnico Jorge Jesus, atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, é o principal nome cogitado para assumir o comando da equipe canarinha.

O veículo destaca que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considera Jesus como “plano A” para o cargo e está disposta a avançar nas negociações nas próximas semanas.

Jorge Jesus durante um jogo do Al-Hilal (Foto: Reprodução/Al-Hilal)

O tempo é favorável à CBF, já que a Seleção só voltará a campo em junho, quando enfrentará o Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o que dá à entidade um respiro para definir o novo comandante sem pressa. Isso também evitaria uma repetição da longa “novela” que envolveu negociações com Carlo Ancelotti, além das passagens temporárias de Ramon Menezes e Fernando Diniz antes da contratação de Dorival.

A proposta da CBF para Jorge Jesus seria de aproximadamente 5 milhões de euros (mais de R$ 30 milhões) para liberar o treinador do seu contrato com o Al-Hilal ainda em abril. Vale ressaltar que o vínculo de Jesus com o clube árabe se encerra após o Supermundial de Clubes da Fifa, que acontece no meio deste ano. O técnico português já demonstrou publicamente seu interesse em comandar a Seleção Brasileira. Em setembro de 2023, ele afirmou ao A Bola que essa seria uma “ambição” sua.

Jorge Jesus é um dos técnicos mais impactantes do futebol brasileiro nos últimos anos. Seu trabalho no Flamengo, em 2019, é lembrado como histórico, com a conquista da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o que lhe garantiu grande prestígio no país. Após esse sucesso, ele retornou a Portugal para treinar o Benfica e, em 2022, teve uma passagem pelo Fenerbahce antes de assumir o Al-Hilal.

A saída de Dorival Júnior, portanto, abre as portas para um novo ciclo na Seleção Brasileira. O treinador, que havia deixado o São Paulo para comandar o Brasil em janeiro de 2024, não resistiu ao desempenho abaixo das expectativas.

Sob seu comando, a Seleção fez 16 jogos, com sete vitórias, sete empates e duas derrotas. Além disso, o time foi eliminado nas quartas de final da Copa América de 2024, após perder para o Uruguai. No momento, a Seleção ocupa a quarta posição nas Eliminatórias, com 21 pontos. Os seis primeiros colocados garantirão vaga direta para a Copa de 2026, enquanto o sétimo disputará uma repescagem mundial.