O Santos sentiu o amargo gosto da virada em sua estreia no Campeonato Brasileiro 2025. Na visão do goleiro Brazão, que fez milagre na partida, o revés em São Januário para o Vasco da Gama, por 2 a 1, se deu por falta de atenção da equipe alvinegra.
Notícias mais lidas:
“Temos que nos concentrar e trabalhar durante a semana para não cometer os mesmos erros e no próximo jogo sair com a vitória. Não voltamos bem para o segundo tempo, muita desatenção. Não pode, um jogo do tamanho com o Vasco e o Santos, a gente não pode ter essas desatenções. Infelizmente, nessas desatenções tomamos os gols e saímos com a derrota”.
A derrota levou o Santos à zona de rebaixamento do Brasileirão, à frente de Vitória, Fluminense e Mirassol. Atlético-MG, Ceará e Bragantino também não pontuaram nesta rodada.
Primeiro tempo
O torcedor presente em São Januário acompanhou uma primeira etapa interessante e animada entre Vasco e Santos. Os times buscaram jogo e tentavam atacar os espaços na transição, num ritmo bastante acelerado. O Peixe, porém, obteve mais êxito na pressão da saída de bola dos vascaínos.
A partir do gol santista, o cenário foi outro. Isso porque o Cruz-Maltino sentiu a desvantagem e esbarrou nas dificuldades para produzir chances ou se impor diante do adversário. A queda de rendimento trouxe insatisfação aos torcedores, que vaiaram a saída de time para o intervalo – com o técnico Carille entre os alvos do protesto.
Segundo tempo
O Vasco recuperou seu ímpeto na segunda etapa, e o gol no início trouxe novamente o clima acalorado à partida. Aos 07′, Hugo Moura fez uma linda inversão para Piton na ponta esquerda, o lateral, então, cruzou para Vegetti na segunda trave. O atacante ajeitou de cabeça para Nuno Moreira, também pelo alto, acertar a cabeçada no fundo da rede.
Léo Jardim foi acionado poucos minutos depois, aos 15 minutos. Rollheiser puxou contra-ataque para o Santos, tocou para Bontempo que lançou o artilheiro Guilherme no lado esquerdo da grande área. O atacante bateu cruzado, e o goleiro cruz-maltino espalmou nos pés do volante, que teve sua finalização travada por Mauricio Lemos.
O ritmo acelerado seguiu pelo decorrer da partida, com os times lá e cá, mas ligeira vantagem cruz-maltina. Aos 24′ foi a vez de Brazão promover um milagre para salvar o Santos de tomar a virada. Piton fez um cruzamento preciso na cabeça de Vegetti, que ratificou sua força na jogada aérea e acertou uma bomba de cabeçada em direção ao goleiro santista. O arqueiro, porém, voou no cantinho direito baixo para espalmar para fora.
Virada do Vasco
Brazão só não conseguiu fazer dois milagres, e Vegetti o venceu na tentativa seguinte para mostrar que o Vasco é o time da virada. Payet, que tinha entrado há pouco tempo, levantou a bola na área em cobrança de falta, e o atacante aproveitou a liberdade de marcação para desviar de cabeça e colocar o Cruz-Maltino em vantagem.
Calendário do Santos
O Peixe receberá o Bahia na Vila Belmiro para segunda rodada do Brasileirão, no próximo domingo (06). A bola está prevista para rolar às 20h30 (de Brasília).
No meio da semana, os times classificados à Libertadores da América farão suas respectivas estreias no torneio continental. Sendo assim, o Santos terá uma semana de descanso antes de retornar a campo pela competição de pontos corridos.