O Vasco estreou no Campeonato Brasileiro com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o Santos, na noite deste domingo (30), em São Januário. O resultado positivo, porém, não amenizou a preocupação do técnico Fábio Carille com a reação da torcida após o gol sofrido, ainda na primeira etapa. O treinador abriu uma brecha durante a coletiva pós-jogo para enfatizar a importância do apoio constante, independentemente do momento da partida.
Notícias mais lidas:
“Me preocupou muito depois que tomou o gol, porque a gente começou a errar muito, né? Temos que entender a impaciência da torcida, mas que eles apoiem o tempo todo. Vai apoiar só na vitória? Vem e apoia porque a gente está trabalhando muito sério aqui com os atletas. É muito fácil apoiar só quando está ganhando”, afirmou.
O treinador ressaltou o papel fundamental da torcida no desempenho da equipe, destacando a necessidade de apoio contínuo, especialmente nos momentos desafiadores. “É o 12º jogador nosso, eu sei o quanto é ruim jogar aqui com a torcida a favor nossa. Já passei essa experiência algumas vezes como auxiliar, como técnico e até mesmo como jogador”, completou.
Mudança de estratégia?
No segundo tempo, o Vasco conseguiu a virada com gols de Nuno Moreira e Vegetti. Carille mencionou que não foi necessário ajustar a parte tática durante o intervalo, mas, sim, concentrar-se em transmitir confiança aos jogadores. “O que eu mais falei no intervalo: ‘Quem comanda a nossa cabeça somos nós mesmos dentro de campo’. Tática (falei) nada porque estava um jogo igual, chances para os dois lados iguais, imagino eu”, explicou.
“Um jogo grande, como é o Campeonato Brasileiro. É normal tomar gol. Se foi de erro ou não, é normal tomar gol. Mas a gente tem que continuar concentrado e principalmente, individualmente falando da parte técnica, o simples tem que fazer bem feito. Senão, a impaciência do torcedor aumenta e o nosso nervosismo dentro de campo também. Isso já não é de hoje, já é de anos, é o que eu escuto das pessoas que trabalham no Vasco”, prosseguiu.
“Então, nessa hora eu não tenho que gritar nada no intervalo, e sim acalmar e trazer principalmente a situação de quem comanda a nossa cabeça somos nós. O torcedor não entra dentro de campo para tomar decisão. Temos que acertar e continuar fazendo o que estava planejado desde o início, independentemente de estar perdendo ou não”, concluiu.
Calendário do Vasco
O Vasco de Fábio Carille retorna aos gramados nesta quarta-feira (02) para iniciar sua trajetória na Conmebol Sul-Americana, no Peru. Melgar e Vasco se enfrentam às 19h pela primeira rodada da fase de grupos.
O Cruz-Maltino, terceiro colocado do Brasileirão, volta a focar no campeonato nacional no próximo sábado, dia 05 de abril. O Vasco vai à Neo Química Arena para encarar o Corinthians, de Ramón Díaz, às 18h30, pela segunda rodada da competição de pontos corridos.