O desempenho do técnico Ramón Díaz à frente do Corinthians tem sido alvo de críticas por parte do comentarista esportivo Mauro Cezar Pereira. Apesar de conquistar o Campeonato Paulista recentemente, o jornalista questiona a qualidade do trabalho do argentino, destacando que a conquista do título estadual não é suficiente para atestar a eficácia de sua gestão.
Notícias mais lidas:
Na visão de Mauro, a atuação da equipe alvinegra na final contra o Palmeiras foi insatisfatória, caracterizando-a inclusive como “horrorosa”. O comunicador ainda alertou o Timão para fase classificatória da Conmebol Sul-Americana.
“Não é porque ganhou um Campeonato Paulista que é bom, não é bom e o jogo de quinta-feira mostra isso – a atuação do Corinthians foi um horror. O jogo foi horroroso e a atuação foi horrorosa. A Sul-Americana para o Corinthians, pelo fato de classificar só um por grupo, não vai dar muita folga, não”, opinou.
Em síntese, embora o Corinthians tenha conquistado o Campeonato Paulista sob a liderança de Ramón Díaz, o trabalho do técnico é visto com ressalvas por analistas esportivos, que apontam para a necessidade de melhorias no desempenho da equipe em competições futuras.
Antítese da análise de Mauro Cezar
Distinto ao que pensa o jornalista do UOL Esporte, a comissão técnica do Corinthians mostrou-se extremamente satisfeita com o desempenho do time nos últimos compromissos. Inclusive, quando atuou com uma escalação mesclada no empate em 1 a 1 com o Bahia na tarde do último domingo (30), pela estreia do Brasileirão.

“Estamos muito felizes pelo elenco que temos. Nós tivemos viagem, viemos da final. Não tivemos tempo para trabalhar. E com tão pouco tempo de trabalho, o grupo fez o segundo tempo que fez. A verdade é que é incrível, porque estamos muito felizes com o plantel que temos”, avaliou Emiliano Díaz em coletiva pós-jogo na Arena Fonte Nova.
Estreia no Brasileirão
Devido ao curto intervalo entre a conquista do Campeonato Paulista e a estreia no Brasileirão, o técnico Ramón Díaz optou por rodar o elenco, poupando jogadores titulares. Essa estratégia resultou em uma escalação alternativa, com destaque para a trinca de meio-campo formada por Maycon, Alex Santana e Breno Bidon. No entanto, o entrosamento limitado dessa formação levou a dificuldades na saída de bola e na organização defensiva, permitindo ao Bahia abrir o placar.
Na segunda etapa, Ramón ajustou o esquema para três zagueiros e, apesar de ter um jogador a mais devido à expulsão de Everton Ribeiro do Bahia, o Corinthians não conseguiu converter a superioridade numérica em oportunidades claras de gol. Mesmo assim, a equipe demonstrou resiliência e, nos minutos finais, conseguiu o empate, garantindo um ponto importante fora de casa.
Próximo compromisso
O Corinthians agora volta suas atenções para a estreia na Conmebol Sul-Americana. O Timão enfrentará o Huracán, da Argentina, nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), na Neo Química Arena.