O empate sem gols entre Palmeiras e Botafogo na estreia do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, ainda está dando o que falar. Além do descontentamento que tem causado em palmeirenses, a postura do técnico Abel Ferreira também incomodou o jornalista André Rizek na tarde desta segunda-feira (31). Isso porque o português ‘cutucou’ a torcida Alviverde ao tecer um comparativo no comportamento com os botafoguenses presentes no estádio.
Notícias mais lidas:
Durante a coletiva de imprensa, Abel destacou o apoio incondicional dos torcedores botafoguenses, que entoaram cânticos de “Somos campeões” durante a partida, e questionou se a torcida palmeirense já havia demonstrado comportamento semelhante nos anos em que o clube conquistou títulos.
As declarações do treinador português geraram debates entre comentaristas esportivos e foi aí que André Rizek surgiu. O jornalista usou seu perfil pessoal no ‘X’ para questionar o ‘manual’ para “ensinar torcedor a torcer” feito por Abel Ferreira durante a coletiva. As críticas também foram direcionadas a Fábio Carille, que se incomodou com as vaias cruz-maltinas no intervalo do triunfo do Vasco sobre o Santos, por 2 a 1, quando o time ainda perdia o jogo.
“Não me conformo com técnico querendo ensinar o torcedor a torcer. Abel pode ser o maior da história do Palmeiras, mas JAMAIS vai mudar a cultura da torcida mais crítica do Brasil. E o Carille… Dizer que é fácil apoiar “só” quando ganha… Oi??? Se tem uma coisa que mantém o Vasco neste século é o apoio da torcida… #cornetei”, escreveu.
Jornalistas opinam sobre Abel Ferreira
Conforme mencionado, as declarações do português provocaram um tsunami na mídia esportiva brasileira. Rizek não foi o único a opinar sobre a fala e, especialmente, o momento do treinador à frente da comissão técnica alviverde.
Renato Maurício Prado comparou a relação atual entre Abel e o Palmeiras a um casamento em crise, sugerindo que ambas as partes demonstram sinais de desgaste.Mauro Cezar Pereira, por sua vez, defendeu a postura dos jornalistas que questionaram o desempenho da equipe, ressaltando que é papel da imprensa abordar momentos de baixa performance.
Já o ex-jogador e apresentador Neto também criticou Abel, afirmando que o técnico tem apresentado muitas desculpas para as atuações aquém ao longo desta temporada.
"Vocês viram os torcedores do Botafogo cantando 'somos campeões, somos campeões'? Por acaso, nos dois anos em que fomos campeões, nunca vi os nossos torcedores cantando isso. É isso que vamos procurar fazer."
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) March 30, 2025
🎙️ Abel Ferreira.
🎥 Reprodução/TV Palmeiras pic.twitter.com/hdymLZfp7i
Protestos da torcida do Palmeiras
Palmeirenses não reagiram bem ao terceiro jogo consecutivo sem gols do Alviverde e, consequentemente, sem vitórias. Após a derrota na final do Campeonato Paulista para o Corinthians e do empate em 0 a 0 com o Botafogo, pela estreia do Brasileirão neste domingo (30), no Allianz Parque, a atuação abaixo do esperado resultou em vaias por parte da torcida presente no estádio.
O Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira (3), às 19h (horário de Brasília), para enfrentar o Sporting Cristal em Lima, no Peru, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.