Casagrande crava os candidatos ao rebaixamento no Brasileirão: “É muito difícil…”

Casagrande, comentarista do UOL Esporte (Foto: Reprodução)

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 já trouxe sinais de alerta para dois tradicionais clubes do futebol nacional. Vasco e Santos protagonizaram um duelo em São Januário no sábado (30 de março), marcado pelo equilíbrio e pela reviravolta no placar. Mesmo com a vitória dos cariocas por 2 a 1, o comentarista Walter Casagrande Júnior destacou que ambas as equipes precisam redobrar a atenção para evitar problemas maiores ao longo da competição.

No confronto, o Santos chegou a abrir o placar ainda no primeiro tempo, com gol de Barreal. No entanto, o Vasco reagiu na etapa final e conseguiu a virada com gols de Nuno Moreira e Vegetti. O resultado garantiu os três pontos para o time comandado por Fábio Carille, mas não livrou a equipe de críticas quanto ao seu desempenho geral.

Jogadores do Vasco durante partida contra o Atletico-GO pela Copa do Brasil 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Casagrande afirmou que o Vasco “já entendeu o seu lugar nesse campeonato” e que, diante disso, precisa garantir bons resultados atuando em casa. “Precisa vencer a maioria das partidas em casa para não correr riscos”, alertou o ex-jogador em sua coluna. Conforme sua análise, o clube cruz-maltino deve enfrentar uma campanha de manutenção, sem grandes pretensões na parte superior da tabela.

Do outro lado, o Santos, comandado por Pedro Caixinha, também foi citado como um provável concorrente na luta contra o rebaixamento. Para o comentarista, o time não mostrou evolução em relação ao que apresentou no Campeonato Paulista. “Vasco e Santos precisam ficar atentos para não entrarem numa situação complicada durante o campeonato, porque depois fica difícil sair dela”, pontuou Casagrande.

Além disso, o ex-centroavante chamou atenção para o início pouco animador dos quatro grandes clubes paulistas. “Decepcionaram muito”, declarou. O São Paulo empatou sem gols com o Sport no Morumbi, o Palmeiras teve o mesmo placar contra o Botafogo no Allianz Parque, enquanto o Corinthians, mesmo com equipe alternativa, arrancou um empate por 1 a 1 contra o Bahia, fora de casa.

Assim sendo, a abertura da competição deixou clara a necessidade de ajustes para algumas equipes tradicionais. Afinal, em um torneio longo e competitivo como o Brasileirão, cada ponto pode ser determinante, principalmente para quem inicia com dificuldades. Vasco e Santos, portanto, já ligaram o sinal de alerta logo nas primeiras movimentações da temporada nacional.