A declaração de Dunga sobre o novo técnico da seleção brasileira

Seleção Brasileira de futebol (Foto: Reprodução/Instagram)

“Fica alimentando isso e reflete na seleção”

A seleção brasileira segue sem treinador, já que Dorival Jr foi demitido após a goleada da Argentina pelo placar de 4 a 1. Antes mesmo da saída de Dorival, o ex-técnico da seleção, Dunga, comentou sobre o assunto e fez algumas críticas.

Para ele, a sombra de Carlo Ancelotti coloca ainda mais pressão no técnico que está comandando a seleção brasileira. Além disso, Dunga ressaltou a diferença do futebol europeu, o que seria mais um motivo para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não trazer o italiano.

“Nós passamos três anos falando do Ancelotti. Isso é uma carga para o treinador da seleção. Agora já começa de novo… vai trazer o treinador ou não vai?”, disse Dunga, ao UOL

“O futebol europeu é diferente do futebol brasileiro. Não é no último dia que você contrata o treinador. Ele já sabe um ano antes se vai sair ou se vai ficar. A gente fica alimentando isso e reflete na seleção e na pressão em cima do treinador”, acrescentou.

Dunga não é contra a presença de estrangeiros no futebol brasileiro, mas acredita que eles devem deixar um legado. Para ele, não faz sentido contratar técnicos de fora sem a certeza de que trarão algo realmente inovador para os clubes.

“Eu não sou contra treinador estrangeiro porque eu fui jogador estrangeiro. Jogador, treinador estrangeiro tem que fazer diferença e tem que deixar um legado pro futebol brasileiro. Quando eles saírem daqui, a gente tem que ter aprendido alguma coisa com eles”, comentou o treinador.

Ao falar sobre os títulos de Abel Ferreira e Jorge Jesus, Dunga destacou que, desde 2019, vários técnicos brasileiros também realizaram grandes trabalhos. Em seguida, criticou a diferença de tratamento entre treinadores nacionais e estrangeiros.

“Renato Gaúcho ganhou no Flamengo, Rogério Ceni ganhou no Flamengo, Cuca ganhou no Atlético-MG. Tem vários treinadores que ganharam no Brasileiro também. E aí o material humano, o que que tu tem: qual é a qualidade que tu tem de jogadores?”, disse continuando:

“Agora, eu fico incomodado assim, que o treinador brasileiro, se ele é vice-campeão, pô, leva pau de tudo. O estrangeiro é vice-campeão, pô, que baita campeonato que o cara fez. Aí o cara luta para não cair e se salva, bah, que baita trabalho. O brasileiro lutou para não cair e se salva, é ruim. É essa de dois pesos, duas medidas, né?”, finalizou Dunga.