O Flamengo se prepara para o novo formato do Mundial de Clubes, e José Boto, diretor técnico do clube, trouxe um ponto de vista interessante sobre a competição. Para ele, os times da América do Sul podem levar vantagem sobre os europeus por estarem em meio à temporada, enquanto os clubes do Velho Continente chegarão ao torneio no final do calendário europeu.
Notícias mais lidas:
Dessa maneira, o fator físico pode ser um diferencial para os representantes da Libertadores.
“É uma competição eliminatória (a partir das oitavas de final), um dia ruim todo mundo tem. Nessas condições, é possível. Se fosse uma liga (campeonatos nacionais) com esses clubes, seria muito mais difícil”, afirmou José Boto ao jornal O Globo.
Europeus podem encarar o torneio como pré-temporada

O dirigente rubro-negro ainda levantou uma dúvida sobre como os times europeus vão se preparar para o Super Mundial. Isso porque, ao final da temporada, os jogadores podem estar desgastados ou fora de ritmo caso recebam férias antes da competição.
“Não sei o que os europeus vão fazer. Ou seguem treinando até o Mundial para os atletas não perderem a forma, ou vão dar férias e encarar o Mundial como pré-temporada. Do nosso ponto de vista, prefiro que eles encarem como pré-temporada”, acrescentou Boto.
Vale destacar que o novo Mundial de Clubes reunirá 32 equipes, sendo oito delas da UEFA. Sendo assim, a diferença de qualidade entre os elencos ainda será um fator determinante.
O caminho do Flamengo no torneio
O Flamengo está no Grupo D do Mundial e fará sua estreia contra o Espérance, da Tunísia, no dia 16 de junho. Posteriormente, o Mais Querido enfrentará o Chelsea, no dia 20. Por fim, o terceiro jogo será no dia 24 de junho, contra um adversário ainda a ser definido.
Cabe ressaltar que a fase de grupos terá 32 times divididos em oito chaves, com os dois melhores de cada avançando para as oitavas de final. Isso porque o torneio segue o modelo da Copa do Mundo de seleções, com mata-mata a partir da fase eliminatória.
Com isso, o Flamengo terá a oportunidade de medir forças contra algumas das principais equipes do mundo. Por isso, a preparação do time será fundamental para buscar um bom desempenho no torneio da FIFA.