Cienciano x Atlético-MG: inteligência artificial crava resultado

Gabriel Menino em ação pelo Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/ Atlético-MG)

O Atlético-MG estreia nesta terça-feira (01 de abril), às 21h30 (horário de Brasília), na edição 2025 da Copa Sul-Americana. O adversário será o Cienciano, do Peru, no estádio Garcilaso de la Vega, em Cusco. A partida marca o início do Grupo H, que também conta com Deportes Iquique, do Chile, e Caracas, da Venezuela.

Essa será a primeira participação do Atlético-MG no torneio continental após um hiato de cinco anos. A equipe mineira tenta, portanto, alcançar um título inédito em sua história. A melhor campanha do clube na Sul-Americana foi em 2019, quando chegou à semifinal. Atualmente, o time comandado por Cuca busca se recuperar da derrota por 2 a 1 para o Grêmio na estreia do Campeonato Brasileiro.

Camisa do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Instagram)

Do outro lado, o Cienciano tenta reviver os bons momentos da década passada. Campeão da Sul-Americana em 2003, o clube peruano não vive boa fase. Está apenas na 14ª colocação do Campeonato Peruano, com cinco pontos em cinco partidas. A equipe, inclusive, não atua há mais de uma semana, tendo empatado sem gols contra o Deportivo Los Chankas em seu último compromisso.

A escalação do time da casa traz algumas dúvidas. Três jogadores estão fora por questões médicas: Ibañez, Agustín Gonzales e Joao Ortiz. A principal indefinição está no meio-campo, onde Alfredo Ramúa e Christian Cueva disputam a vaga de titular. O atacante Carlos Garcés é a principal referência ofensiva, tendo anotado três gols na temporada até aqui.

Pelo lado brasileiro, o técnico Cuca promoverá mudanças em relação à equipe que iniciou o Brasileirão. Por desgaste físico, Saravia entra na lateral-direita no lugar de Natanael. Na esquerda, Caio Paulista pode substituir Arana. No meio-campo, Rubens aparece como possível substituto de Alan Franco, que atuou recentemente por sua seleção. Palacios, Cadu e Caio seguem no departamento médico.

A arbitragem da partida será totalmente argentina, com Leandro Rey no comando do apito. Ele será auxiliado por Gabriel Chade e Facundo Rodríguez, enquanto Sebastián Zunino será o quarto árbitro. No VAR, estarão Hector Paletta e Laura Fortunato. O confronto terá transmissão ao vivo pela ESPN e Disney+, além de acompanhamento em tempo real pelo ge.

Previsão da Inteligência Artificial para Cienciano x Atlético-MG

A equipe peruana vive um momento instável, amarga a 14ª colocação no campeonato nacional e não vence há três jogos. Além disso, soma desfalques importantes e não entra em campo há mais de uma semana, o que compromete o ritmo de jogo. Já o Galo, apesar de ter perdido para o Grêmio no fim de semana, mostrou um bom desempenho e conta com nomes experientes como Hulk, Scarpa e Júnior Alonso, além de um elenco com mais profundidade.

A diferença de nível entre os elencos, o momento atual de cada time e a pressão que o Cienciano sofre por resultados deixam claro que o Atlético-MG entra com mais consistência e capacidade para dominar o jogo. O time brasileiro deve se impor mesmo na altitude de Cusco, aproveitando os espaços e a instabilidade do adversário. Minha previsão é direta: o Atlético-MG sairá vitorioso neste confronto.